Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA PRÁTICA:
OBTENÇÃO DA ESTEARINA

1. INTRODUÇÃO
O sabão de cozinha é produzido a partir de ácidos graxos encontrados em gorduras animais e vegetais. A reação desses ácidos graxos com uma base forte, a chamada reação de saponificação, produz o sabão e o glicerol.
Ao esquentar o sabão facilitamos sua dissolução e ao adicionarmos o vinagre, que é composto principalmente por ácido acético,ocorre à reação do ácido com o sabão levando a formação de uma mistura de ácidos graxos chamada de estearina.
A estearina formada é um material inflamável comumente utilizado em velas, giz de cera, produtos farmacêuticos entre outros. Ela é maleável e fácil de moldar, sendo possível preparar uma vela a partir deste material.

2. EXPERIÊNCIA PARA O PREPARO DA VELA
Materiais necessários: ½ barrade sabão de cozinha, béquer de 1L, vinagre, bastão de vidro, pavio de vela, peneira, chapa de aquecimento e tubo de plástico resistente à temperatura, papel absorvente.

Procedimento experimental:
1°) Corte o sabão em cubos pequenos. Coloque-os no béquer e cubra com água e aqueça sobre uma chapa de aquecimento. Utilize um bastão de vidro para facilitar a dissolução do sabão.
2°) Quando todo osabão estiver dissolvido e formar uma solução amarelada, passe o líquido obtido para o béquer de 1L. Em seguida, adicione o vinagre na solução ainda quente, neste momento irá ocorrer à formação de uma massa branca.
3°) Obtida a massa branca, espere esfriar um pouco e coe em uma peneira. Lave a massa com água três vezes. Após, este procedimento, coloque a massa para secar em um papel absorvente.Deixe o material secando de um dia para o outro.
4°) Após, este período derreta a massa seca em fogo branco. Você irá obter um líquido oleoso e amarelado. Transfira o líquido para o recipiente de plástico e coloque o pavio de vela no centro da massa. Após a massa esfriar, corte a base do tubo e desenforme a vela.

AULA PRÁTICA:
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

1. INTRODUÇÃO
Grande partedos processos rotineiros de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuada em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidadena qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.
Três informações podem ser obtidas com relação a uma substância desconhecida, através da investigação deseu comportamento quanto à solubilidade em: água, solução de hidróxido de sódio 5%, solução de bicarbonato de sódio 5%, solução de ácido clorídrico 5% e ácido sulfúrico concentrado a frio. Em geral, encontram-se indicações sobre o grupo funcional presente na substância. Por exemplo, uma vez que os hidrocarbonetos são insolúveis em água, o simples fato de um composto como o éter etílico serparcialmente solúvel em água indica a presença de um grupo funcional polar. Além disso, a solubilidade em certos solventes fornece informações mais específicas sobre um grupo funcional. Por exemplo, o ácido benzóico é insolúvel em água, mas o hidróxido de sódio diluído o converte em seu sal, que é solúvel. Assim, a solubilidade de um composto insolúvel em água, mas solúvel em solução de NaOH diluído éuma forte indicação sobre o grupo funcional ácido. Finalmente, é possível, em certos casos, fazer deduções sobre a massa molecular de uma substância. Por exemplo, em muitas séries homólogas de compostos monofuncionais, aqueles com menos de cinco átomos de carbono são solúveis em água, enquanto que os homólogos são insolúveis.
De acordo com o Esquema 1, os testes de solubilidade são iniciados pelo...
tracking img