Relatorio de quimica pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química
Identificação dos íons Bário, Estrôncio e Cálcio.
Experimento 1- Bário
Pinga-se 1 gota de cloreto de bário no fio de níquel-cromo e, em seguida, leva-se ao bico de Bunsen.Observamos que a chama ficou esverdeada. Identificamos o Bário na cor verde.
Após o experimento, esterilizamos o fio de níquel-cromo com HCl da seguinte forma: colocamos 1 gota de HCl no fio elevamos ao bico de Bunsen por alguns segundos.
Experimento 2: Estrôncio
Coloca-se 1 gota de estrôncio no fio de níquel-cromo e leva-se ao Bico de Bunsen.
A chama ficou vermelha (vermelho carmim).Experimento 3: Cálcio
Pusemos 1 gota de cálcio no fio de níquel-cromo e levamos ao Bico de Bunsen. Vimos que a chama ficou vermelho-alaranjada ( cor de tijolo).
Experimento 4
Usamos 3 tubos de ensaio.No primeiro colocamos 5 gotas de Cálcio, no segundo 5 gotas de Bário e no terceiro 5 gotas de Estrôncio. Em seguida colocamos 5 gotas de carbonato de sódio em cada tubo. As misturas ficaramincolores e deram precipitado.
Depois adicionamos 4 gotas de (não sei o que) nos três tubos e agitamos. Os compostos e precipitados solubilizaram e a mistura voltou a ser incolor. Ficaram na solução, naparede do tubo, umas bolhas pequenas de CO2.
Experimento 5
Usamos 3 tubos novamente. No primeiro colocamos 5 gotas de cloreto de Bário, no segundo 5 gotas de cloreto de Estrôncio e no terceiro 5 gotasde cloreto de Cálcio. Depois adicionamos 5 gotas de sulfato de Sódio em cada tubo.
No tubo com Cálcio, a mistura ficou incolor e nos demais a mistura ficou branca. No tubo com Estrôncio a misturaficou mais espessa, mais concentrada que no tubo com Bário pois o conteúdo ficou líquido e obteve um precipitado branco.
(colocar as reações)

Em seguida, adicionamos 4 gotas de HCl no tubo quecontinha Estrôncio e no tubo com Bário. Observamos que a mistura cremosa que tinha no tubo com Estrôncio ficou menos “grossa”, mais diluída e no tubo com a mistura de Bário, o precipitado se diluiu....
tracking img