Relatorio de pratica em quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se onome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.
Nos laboratórios de química uma pratica conhecida e a dissolução de NAOH(Hidróxido de sódio) Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução,independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
OBJETIVO:
Conhecer métodos de preparação de dissolução soluções de uso comum emlaboratórios.
MATERIAIS E METODOS:
Béquer
Piceta
Balão Volumétrico 500 ML
Bastão de vidro
Balança de precisão
MATERIAIS E REAGENTES:
Hidróxido de Sódio (NaOH)
Água Destilada
PREPARO DESOLUÇÕES:
Após ter sido desprezado os pesos da vidraria foram pesados a quantidade na balança de precisão a massa do NaOH necessário a 0,1 m em 500 ml de solvente. Sendo misturado continuamente com o bastãode vidro, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água até completar 500 mL de solução.
Conforme mostra os cálculos:
C= N/V
V= 0,1 mol x 0,5 L= 0,05 ml
N=M/MM .: M= N x MM
M= 0,05 Mol x 40 g/Mol= 2g
A solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.Conclusão
Depois de fazer todos os cálculos, produzir todas as soluções, o objetivo da prática foi alcançado. A solução foi realizada conforme os cálculos e as técnicas ensinadas teoricamente. Osmateriais estavam em más condições e não havia tudo que era necessário para a prática. A prática foi pouco produtiva.
Referências bibliográficas
ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, 3ª...
tracking img