Relatorio de quimica laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPE TÉCNICA

Este trabalho foi realizado em pratica de laboratório com o auxilio da professora Aline Ferreira Taveira e da Técnica de laboratório. Seu desenvolvimento deu-se pelos alunos Cesar, Ewerton, Rainara e Rodolfo.


SUMÁRIO
RESUMO 3
1 OBJETIVOS 4
2 INTRODUÇÃO 5
2.1 Reações quimicas 5
2.2 Estequiometria 6
3 EXPERIMENTAL 8
3.1 Materiais e Reagentes 8
3.2primeiro procedimento 8
3.2.1 Reação de Síntese 8
3.2.2 Reação de Análise 8
3.2.3 Reações de Dupla Troca – Reações estequiométricas 9
3.3 resultados e discussão 11
4 CONCLUSÃO 13
5 QUESTIONÁRIO SOBRE A VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL 14




RESUMO


Este relatório apresenta o trabalho que foi realizado em pratica de laboratório, bem como, as definições de utensíliosutilizados durante a prática.
Apresenta também o roteiro da pratica realizada, além das observações e conclusões obtidas após a realização da prática desenvolvida em laboratório.

1 OBJETIVOS




Estudar as reações a fim de identificar síntese, análise ou dupla troca durante o processo.
Analisar de forma quantitativa as reações.2 INTRODUÇÃO



2.1 Reações químicas


Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nasconectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes eprodutos em cada lado da equação química que representa a reação:


• Reações de síntese, composição ou adição (A + B = AB);
• Reações de análise ou decomposição (AB = A + B);
• Reações de simples troca ou deslocamento (AB + C = AC + B);
• Reações de dupla troca (AB + CD = AD + CB).

Outra classificação categoriza as reações em dois tipos:

• Reações deoxirredução ou reação redox
• As demais reações

Algumas reações de síntese, algumas de análise, todas de simples troca e nenhuma de dupla troca são reações de oxirredução.
Podemos prever a espontaneidade da reação através dos valores tabelados de potencias padrão de redução. A velocidade da reação não pode ser prevista em função dos resultados de potencias padrão.


2.2Estequiometria


A palavra estequiometria (ou equações químicas).O termo "estequiométrico" é usado com freqüência em Termodinâmica para referir-se à "mistura perfeita" de um combustível e o ar.
A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas e na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante), e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicascombinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Por exemplo, a quantia de um elemento A no reagente deve ser igual à quantia do mesmo elemento no produto.
A estequiometria é usada freqüentemente para balancear equações químicas. Por exemplo, os dois gasesdiatômicos hidrogênio e oxigênio podem combinar-se para formar um líquido, água, em uma reação exotérmica, como descrita na Equação [1].
[pic]  [1]
A Equação 1 não mostra a estequiometria correta da reação isto é, não demonstra as proporções relativas dos reagentes e do produto.
[pic]  [2]
A Equação 2 já tem a correta estequiometria e, por isso, é dita uma equação "balanceada", que...
tracking img