Maconha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cannabis Sativa, você pode não conhecê-la por este nome, mas com certeza já ouviu falar em “Ganja, Marijuana, Gererê, Orégano”, alguns nomes podem parecer estranhos, mas todo mundo já ouviu falar em Maconha.
Seu uso para fins medicinais não é recente, datando-se desde, aproximadamente, 8000 a.C, inicialmente usada pelos antigos Sumérios. Ganhando força e fama através dos chineses, seu usopassou a ser conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas, como por exemplo, efeitos analgésicos, anticonvulsivantes, estimulante alimentar e etc. Suas sementes forneciam grande parte das necessidades nutricionais e medicinais na China.
Não contentados apenas com seu uso medicinal, os chineses passaram a produzir tecidos e utensílios para seu dia-a-dia, através de sua matéria prima, oCânhamo. Sendo uma das matérias-primas mais autossustentáveis do mundo, seu enorme potencial pode transformar a economia atual brasileira, em uma economia sustentável, pois sua colheita é rápida, não degrada o meio ambiente, não necessita de produtos químicos e controle de pragas para sua produção. Uma plantação de apenas um hectare de cânhamo produz a mesma quantidade de papel do que quatrohectares de eucalipto, no período de vinte anos. Não parando por aí, a indústria têxtil também faz uso de seus benefícios, pois este é cinco vezes mais resistente que o algodão, e seus longos feixes de até 5 cm são bastante ideais para a fabricação de cordas e amarras, pois além de tudo possui bastante resistência. Além do mais, de suas sementes pode-se extrair um óleo, bastante usado pelas indústriasde cosméticos para a fabricação de cremes, xampus, hidratantes. Na indústria mecânica para vernizes, lubrificantes, combustíveis, tintas e entre outros.
Voltando no tempo, aproximadamente 2000 a.C, os chineses continuavam firmes e fortes no consumo da maconha, agora se estendendo por toda Europa. Sua produção passou a ser em larga escala, o mundo presenciava sua ascensão, chegando até ser citadano Atharva Veda, livro sobre medicina sagrada dos Hindus, como uma das 5 ervas mais sagradas da Índia.
A partir daí não parou mais, percorreu o mundo, compartilhando seus efeitos medicinais e recreativos para quem se propusesse a experimentar seu tão famigerado sabor. Mas como tudo que é bom, dura pouco, seu consumo passou a ser freado. Em 1890 d.C, na Grécia, ocorre a primeira proibição damaconha e seus derivados.
Mas, com tantos benefícios citados, com tamanha abrangência para sua utilização, por que o consumo da maconha foi aos poucos sendo proibido? Por que fazia mal à saúde?! Então por que o álcool e o tabaco hoje são permitidos pela lei? Vale ressaltar, que desde seu primeiro uso, pelos Sumérios, até os dias atuais, nenhum mal sério à saúde foi comprovado pela medicina.
Aguerra contra a maconha foi originalmente motivada por questões raciais, econômicas, políticas e morais. Partindo do preconceito contra chineses, árabes, mexicanos e negros, usuários frequentes da planta no início do século XX. Como o cânhamo era um grande concorrente às indústrias dos anos 20, seu uso e fabricação passou a ser proibido por aqueles que fabricavam tecidos e papéis sintéticos, e quequeriam se livrar deste grande concorrente. Sendo também desmerecido pela população judaico-cristã, que não permitiam a ideia de prazer sem merecimento, causa que também levou no passado à proibição da masturbação.
No Brasil, seu uso era comumente associado como “coisa de negro”, pois eles a usavam nos terreiros de candomblé, para uma melhor incorporação com seus deuses. Na Europa, seu uso eraassociado aos imigrantes árabes e indianos. Nos Estados Unidos, seu uso era primordialmente dos mexicanos, que na tentativa de burlar a fronteira em busca de trabalho, muitos acabavam não conseguindo. Isto é, em grande parte do Ocidente, fumar maconha era hábito das classes pobres, marginalizadas, muitas vezes vista com desprezo pela classe média branca.
Após muitos anos de guerra contra o...
tracking img