Relatorio de psicologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
RECURSOS HUMANOS








Conflito e Grupos: um modelo político de liderança





Letícia Fantinato Menergon – Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
R. José Antonio Coelho, 228, ap. 52, Vila Mariana, São Paulo, 04011-060
leticiamenergon@gvmail.br50832066

Mara Pires de Lima

Quimica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo
R. Paulo Ornellas Carvalho Barros, 42, ap 72E, Palmas do Tremembé, 02344-030
maralima@email.com
69962588

Marcelo Miyasaki

Mestrando do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
R. Tiquatira 55, ap 52, Bosque da Saúde, São Paulo,04137-110
m_miyazaki@uol.com.br
55898127



Yuzuru Abreu – Mestrando em Administração pela em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
R. Dr José de Queiroz Aranha, 68, ap. 1131, Vila Mariana, São Paulo, 04106-060
yuzuru@globo.com
55738059





Conflito e Grupos: um modelo político de liderança


Resumo


Nesse artigo, procura-se determinarum conceito adequado para a liderança dentro dos grupos dentro de um Modelo Político. Para o Modelo Político, o conflito é inerente aos grupos sociais, e portanto o fenômeno da liderança deve se conciliar com o conflito, em suas várias formas.. Através de uma comparação com o Modelo Instrumental, mostra-se que os dois modelos divergem em paradigmas, privilegiando a idéia de coesão ou coerção.Utiliza-se como base para esse modelo político de liderança a filosofia Hobbesiana.



Introdução

A Liderança pode ser considerado um dos temas mais estudados da Administração, e do Comportamento Organizacional em particular. No entanto, como mostra Vasconcelos e Vasconcelos (2002), o enfoque de estudo em geral segue, em livros e na prática e discurso de gerentes de recursos humanos, um ModeloInstrumental , que ao contrário do Modelo Político, nega o conflito e a divergência dentro da organização.

O Modelo Instrumental, de forma resumida, encara a empresa como um organismo que se adapta a um meio externo, o mercado, e portanto a soma de suas partes forma um todo “único”: haveria assim uma convergência natural entre os interesses dos agentes envolvidos. Além disso, esse modelodefine-se por um discurso de eficiência baseado na racionalidade técnica, ou seja, que a missão da empresa é maximizar seu resultado econômico por meio da racionalização e do aumento da produtividade; que essa produtividade é do interesse de todos; e que a eficiência social gera a eficiência econômica e vice-versa.

Já no Modelo Político, a eficiência econômica é negociada, ou seja, os atores aceitam adivergência de interesses e visões, reconhecendo o conflito mas procurando resolvê-lo através do diálogo político, atores esses que participam e influenciam ativamente nas decisões, procurando o consenso ou o compromisso na sua atuação.

Dessa forma, o objetivo desse artigo é o de estabelecer um conceito de Grupo e Liderança dentro do Modelo Político, focalizando a liderança como um fenômenoinseparável da estruturação do conflito e da coerção dentro dos grupos.


O grupo como um Sistema


Etimologicamente, a raiz da palavra “grupo” significa um agregado ou coleção de coisas, ou ainda um vasilhame ou recipiente. Essa imagem destaca com clareza dois aspectos dos grupos. Por um lado, qualquer grupo não passa de um agregado de indivíduos, seres distintos e separados entre si, cada umcom peculiaridades, histórias e visões próprias. A preservação da individualidade e identidade pessoais é um caráter tão fundamental do ser humano que ele só é eliminado perante muito esforço em processos de socialização intensivos e cruéis, em que o sujeito abdica de sua identidade em favor de um grupo, ideologia ou líder. Por outro lado, a imagem também demonstra a idéia de unidade, ou...
tracking img