Relatorio de microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS
Agronomia - 3º T – Cátedra: Microbiologia Agrária / Laboratório
Profa. Dra. Rosangela de Carvalho Goulart Guedes Prado

Relatório:Técnicas assépticas

por
Gabriel Fernando Paro - RA: 517.235

Barretos,
12 de março de 2012
1.INTRODUÇÃO

As chamadas "técnicas assépticas" são indispensáveis para o isolamento, cultivo eidentificação de microrganismos. Elas têm a finalidade de evitar contaminações do meio de cultura ou dos materiais utilizados para determinado procedimento por microrganismos presentes no meio (ar,água, mãos, roupas, etc.).
Abaixo seguem algumas medidas que são essenciais e que devem ser observadas pelo manipulador na ocasião da prática de técnicas de crescimento e isolamento de microrganismos,com o fim de preservar a pureza do cultivo e minimizar os riscos de infecção ou intoxicação no laboratório. (ICB/UFMG, 2012)
 
1.1. Zona de esterilidade

As manipulações devem ser feitas dentro deuma capela microbiológica de fluxo laminar que pode ser tanto de fluxo horizontal quanto vertical. O fluxo um ambiente estéril dentro da capela. Na ausência de uma capela laminar, a manipulação deveser feita por trás da chama do bico de Bunsen, de forma a garantir o estabelecimento de uma zona de esterilidade. É somente nesta zona estéril, que os tubos ou recipientes com meios de cultura estéreise o material biológico a ser inoculado, deverão ser abertos ou manipulados. Qualquer outro material estéril (ex: caixa de ponteiras, seringas, potes contendo microtubos, etc.) utilizado nosprocedimentos só pode ser aberto nesta área, para ser preservada a sua esterilidade. (ICB/UFMG, 2012)

 1.2. Flambagem
  1.2.1. Alças de platina

Tanto a alça quanto o fio de platina devem ser flambadosantes e depois de qualquer operação de semeadura ou inoculação de microrganismos. Para tanto, devem ser aquecidos ao rubro e a parte inferior do cabo deve ser passada na chama 2 a 3 vezes. A...
tracking img