Relatorio de materiais de construcao civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ – FAG


MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Engenharia Civil 4º Ca
Cascavel
2011
INTRODUÇÃO
Os testes para medir a umidade dos agregados em geral, são muito importantes para sabermos o tanto exato de água de devemos adicionar a mistura, neste relatório estão alguns procedimentos usados para ter esse resultado com eficiência.
A umidade da brita (pedras maiores) édesprezível pois a área da brita é pequena e não consegue carregar muita água, enquanto que agregados miúdos úmidos pode carregar muita água. Um exemplo esta na preparação do concreto será adicionada mais água, o importante é levar em conta o quanto de água o agregado trouxe, para sabermos quanto se adicionará a mais de água.
O conhecimento do teor de umidade dos grãos é muito importante, pois aquantidade de água que os mesmos transportam para o concreto altera substancialmente o fator água/cimento, ocasionando decréscimo da resistência mecânica do concreto. Quando se trabalha com dosagem em volume a umidade da areia provoca o fenômeno conhecido como inchamento que deve ser considerado quando há à conversão dos traços para volume.
Segundo Bauer (2000, p.101) Dá-se o nome de inchamento aoaumento de volume que sofre a areia seca ao absorver água. Este aumento é produzido pela separação entre os grãos de areia devido à película de água que se forma em torno do grão provocando o afastamento da partícula.
O volume aparente de um agregado varia em função do seu teor de umidade, e a relação entre segundo uma curva de inchamento. Coeficiente de inchamento é o quociente entre os volumesúmido e seco de uma mesma massa de agregado.
O inchamento do agregado miúdo só terá de ser levado em conta pó ocasião da dosagem do concreto se esta não for feita pó volume dos agregados. Este modo de dosagem tem pouca precisão e só é aceitável em obras de pequena responsabilidade.
Fixa o procedimento abaixo, para a determinação expedita para teor de umidade dos solos e agregados miúdos, nestecaso segue o segundo termo pelo uso da mistura do carbureto de cálcio, colocada em dispositivo medidor de pressão de gás, denominado “Speedy” e prescreve as condições para obtenção do resultado.

METODOLOGIA
AULA PRÁTICA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 19/10/2011
PROF: DOUGLAS SINCLER

- Speedy Test
Este equipamento é composto por uma garrafa metálica com uma tampa provida demanômetro. O teste consiste em colocar a umidade do agregado em contato com o carbureto de cálcio gerando um gás entro da garrafa. O gás formado provoca um aumento de pressão interna na garrafa que é registrada no manômetro da tampa. A pressão lida no manômetro está associada a um determinado grau de umidade, uma vez que a amostra colocada tem uma massa padronizada: 5, 10 ou 20 gramas.
-Procedimento:
1. Pesar uma amostra na balança do próprio aparelho.
2. Colocar a amostra na garrafa juntamente com as ampolas de carbureto.
3. Colocar duas esferas de aço que servem para romper as ampolas.
4. Fechar a garrafa e agitar o conjunto até que se observe uma estabilização da pressão.
5. Verificar a tabela de calibração do aparelho que umidade corresponde a pressão observada.Nosso resultado: umidade da areia 4,7%.

- Ensaio de umidade ao fogo
Este método é utilizado quando necessita-se de determinações rápidas em campo.
- Procedimento:
1. Colhe-se uma amostra representativa do material, aproximadamente 500g e pesa-se, esta será a sua massa úmida (MH).
2. Coloca-se o material numa frigideira e leva-se ao fogo, até que toda a água evapore. Pesa-se a amostraseca (MS).
H = MH-MSMS. 100
H = 0,500-0,4500,450.100
H = 11,11%
AULA PRÁTICA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 09/11/2011
- Inchamento
O ensaio é normalizado pela NBR 6467, conforme os seguintes procedimentos:
1. Preencher a caixa padronizada (Volume = Vcaixa, e Massa = Mcaixa) com agregado seco;
2. Determinar o peso do conjunto (Mc + a);
3. Determinar a massa da...
tracking img