Relatorio de laboratorio de fisica geral 2 oscilaçoes livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA LABORATÓRIO DE FÍSICA II

OSCILAÇÕES LIVRES

Prof: Antônio Xavier Gil Aluno: Leonardo Sales Almeida 21000588Manaus 2011

Introdução

Neste relatório faremos através de dois experimentos (método estático e método dinâmico) a obtenção da constante K da mola e compara-los para verificarmos se hádiferenças nos resultados. Este experimento se torna importante, pois com ele começamos a entender o conceito de oscilações, algo presente no dia a dia de cada pessoa como no simples banho no mar, percebemosque somos levantados e abaixados com certa frequência, enfim, só um pequeno exemplo do que seria um movimento oscilatório, algo que vamos abordar no nosso experimento.

Fundamento Teórico

Um doscomportamentos oscilatórios mais simples de se estender, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações é o Movimento Harmônico Simples (M. H. S). Muitoscomportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente dotipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke (F = -kx), que é uma das formulas que usaremos para encontrar k. Usando um sistema massa mola, esticando a mola uma distancia x, ao solta-lavemos que a massa presa a mola acelera. Como sabemos a partir da segunda lei de Newton, F=ma. Igualando as forças e passando tudo para um único membro, obtemos a forma de um M.H.S :

Onde ω²=Para calcularmos o período de uma oscilação temos o seguinte:





̈ +





= 0

Τ=2π�

Parte experimental

Material utilizado obtenção de K pelo método estático: 1 mola 1 porta-pesode 10g 5 massas de 50g 1 régua milimetrada Procedimento: 1. Com a mola presa na haste, prenda o porta peso e meça com a régua o tamanho da distensão, esse será seu referencial. 2. Adicione uma...
tracking img