Relatorio de impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO – UNINOVE
ARQUITETURA E URBANISMO









Critérios de Avaliação de Impacto Ambiental
Relatório de impacto ambiental: Aeroporto de congonhas









SÃO PAULO
2012


RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL: AEROPORTO DE CONGONHAS
Este estudo tem como objetivo identificar os principais impactos causados pela atividade aeroportuárianas áreas de influência do aeroporto de congonhas e propor adequações para regularizar a situação atual deste equipamento urbano.
O aeroporto é o segundo mais movimentado aeroporto do Brasil. Está localizado na cidade de São Paulo, no bairro de Vila Congonhas, distrito do Campo Belo, na Av. Washington Luiz s/n, distante 8 km do marco zero da cidade.
Foi inaugurado oficialmente em 12 de abril de1936. Mas teve de começar a funcionar dois anos antes, em 1934, por conta de uma enchente que levou ao fechamento por quatro meses do Campo de Marte. Até então, era o único aeroporto existente em São Paulo, aberto em 1920, quando a aviação era ainda uma ousadia de aventureiros.
É o 96º Aeroporto mais movimentado do Mundo, e já foi o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil, até aocorrência do acidente com o Vôo TAM 3054 em julho de 2007.

Principais impactos associados às atividades de aviação:
• Poluição sonora;
• Poluição atmosférica;
• Problemas ambientais decorrentes da construção e/ou expansão dos aeroportos ou infra-estrutura;
• Resíduos;
• Problemas ambientais decorrentes de acidentes/ incidentes com aeronaves.

Poluição sonora: Um grande problema depoluição sonora que a maioria das metrópoles enfrenta hoje é a presença de aeroportos na sua área urbana, fato que aumenta os problemas de saúde devido à ameaça invisível provocada pelo ruído. A freqüência dos vôos no aeroporto de Congonhas é muito alta e o intervalo entre pousos e decolagens é de apenas 2 minutos, o ruído esta sendo considerado, o problema ambiental mais importante associado aoaeroporto, as aeronaves de maior porte, que são um dos objetivos da ampliação da pista, trazem um barulho ensurdecedor. Há relatos de muitos moradores que sofrem de problemas de audição. Os efeitos colaterais também compõem a falta de concentração e a ansiedade.
Fonte: Google
Poluição atmosférica: A qualidade do ar no entorno dos aeroportos é afetada pelas emissões gases tóxicos vindos das turbinas deaeronaves de grande porte como as que estão atualmente fazendo uso de Congonhas, emissões dos veículos motores do aeroporto e pelo tráfego de acesso, e emissões de outras fontes (ex.: centrais de aquecimento/energia e incineradores), essas emissões acabam elevando a poluição já causada por excesso de automóveis, ônibus e caminhões.
Estes gases contém resíduos tóxicos de carbono, chumbo e lítioentre outras substâncias químicas decorrentes da queima de combustível. Entrando pela corrente sanguínea, espalham o veneno que acabará atingindo vários órgãos, sobretudo os pulmões, o coração e o cérebro. Este último acabará por interferir, por sua vez, nos sistemas cognitivos causando insônia, falta de concentração, diminuição da memória, ansiedade, etc.
Nem mesmo corrigindo isso poderemosmelhorar as emissões de poluentes no ar. Se o fluxo de aeronaves aumentar ou mesmo permanecer como está, existe ainda o tráfego de caminhões e taxis que servem o aeroporto e causam bastante prejuízo também.
Fonte: Google
Problemas ambientais decorrentes da construção e expansão dos aeroportos ou infra-estrutura: Estes estão relacionados com o uso do solo, erosão do solo, impactos sobre a drenagem deágua na superfície e no subsolo e o impacto sobre a fauna e a flora. Os problemas ambientais surgem não apenas quando os novos aeroportos estão sendo construídos, mas também quando ocorre a expansão das instalações dos aeroportos existentes.

Resíduos nos aeroportos: A disposição dos materiais ambientalmente perigosos usados nos reparos e na manutenção da aeronave (óleos, líquidos para a...
tracking img