A experiencia do profetismo e do exílio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EXPERIÊNCIA DO PROFETISMO E DO EXÍLIO

Nos dias 14 de julho, 17 de agosto e 6 de outubro fui convidado a dar assessoria na Escola de Formação de Discípulos missionários promovido pela Arquidiocese de Pouso Alegre. Nas paróquias de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima e na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Os encontros aconteceram das 19hs às 22hs, tendo presentespessoas de todos os lugares da Paróquia. O tema abordado foi a Experiência do profetismo e do Exílio.



1. Material utilizado

Segue o conteúdo abordado com os as agentes da comunidade:

Introdução
Todas as antigas religiões e culturas possuíam profetas, xamãs, pajés, adivinhos, videntes, magos e conselheiros. Eles traziam mensagens da divindade para o povo e para os reis, queesperavam apoio para seus empreendimentos. Todos os povos vizinhos de Israel possuíam muitos profetas que viviam em grupos. Os profetas do povo hebreu seguiam uma linha bem diferente.
Quando se instala a monarquia é que surge efetivamente o profetismo. Toda a tradição profética era marcada pela independência dos poderes constituídos e, muitas vezes, contrariavam os interesses dos reis,sendo, claro, perseguidos e mortos, conforme atesta Jesus.
O profeta surge diante de situações, de dificuldades, necessidades, opressões, injustiças e arbitrariedades que atingiam o povo. Não faz previsões, nem adivinhações e nem predições do futuro. Mostra a realidade que exige uma providência, julga o presente e prevê possíveis conseqüências futuras, se o rei não tomar certa atitude. Anuncia avontade de Deus em favor do povo, tem uma visão mais ampla e profunda do problema e projeta para o futuro bênçãos ou desgraças, dependendo do encaminhamento da questão. Ser profeta significa ter sensibilidade maior, percepção psicológica, política e econômica da realidade, grande conhecimento do rumo que a história do povo toma e, especialmente, conhece a política externa e acompanha a movimentaçãode outros povos, vizinhos ou não. Ele deve ser místico, isto é, ter uma experiência íntima de Deus, ser um homem de muita oração. O profeta sempre aparece em momentos de crise, quando o povo está sofrendo muito. Sua mensagem nunca é pessoal. Ele está convicto de que é Javé quem fala por sua boca. A característica do profetismo de Israel é ser um dos modos de a Providência divina dirigir o povoeleito.
Como distinguir entre o falso e o verdadeiro profeta? Há dois critérios, conforme a Bíblia (Jr 28,9; Dt 18,22): O cumprimento da profecia e a conformidade do ensinamento com a doutrina tradicional ligada a Javé (Jr 23,22; Dt 13,2-6). Com o tempo, o profetismo se tornou uma instituição e, ao lado dos sacerdotes e reis, o profeta passou a ser ungido e oficialmente constituído, para serdistinto dos que não eram reconhecidos, tidos como falsos. Por isso, a maioria fazia parte do pessoal do santuário e mais tarde do Templo.
Durante os 200 anos dos reinos de Judá e Israel, a expressão mais profunda e radical das aspirações populares e da resistência camponesa encontra-se nos profetas. Todos denunciavam a idolatria, ou adoração de outros deuses alem de Javé e a injustiça e opressão sobtodos os aspectos.
Estes dois protestos estavam ligados entre si: adorar Javé era também praticar a justiça e adorar os outros deuses, dos Cananeus, do Egito, da Assíria ou da Neo-Babilônia era como se fosse adotar um regime estrangeiro que oprimia o campo e aumentava a divisão entre ricos e pobres.
A esperança dos profetas era o arrependimento e a conversão. A proposta feita por elesao povo e às autoridades era voltar à religião de javé, fazer com ele nova aliança e amor. Isso seria possível só com a destruição das estruturas injustas. As denúncias dos profetas refletem os anseios dos grupos de resistência da época e por isso a mensagem de esperança atinge todas as dimensões da vida do povo.
O Apelo à conversão e à mudança de vida feito pelos profetas passa por três...
tracking img