Relatorio de hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Hidrologia
Relatório referente à visita técnica a Estação Meteorológica da UFC

Professor: Assis de Souza Filho
Renata Porto Carneiro da Cunha – 0307596

1. Introdução

Apesar da quantidade de água existente no planeta ser considerada constante, e com isso o ciclo global ser considerado fechado, os estudos de hidrologia se aplicam,quase sempre, a unidades hidrológicas que devem ser tratadas como sistemas abertos. Assim, na prática, os estudos que envolvem questões de disponibilidade de água, aproveitamento hídrico, geração de energia, etc., adotam a bacia hidrográfica como unidade hidrológica.
Neste relatório comentaremos sobre a visita técnica, feita pela turma de Hidrologia, do curso de Engenharia Civil à EstaçãoMeteorológica da Universidade Federal do Ceará localizada no Campus do Pici, realizada no dia 19/04/2012. A visita foi acompanhada pelo Engenheiro Samuelson e por outros funcionários da Estação.
A visita teve como objetivo de conhecermos diversos aparelhos meteorológicos que servem de ferramenta para medir e caracterizar as condições climáticas da região estudada, coletar dados para um registro histórico eprevisões metereológica para aprimorarmos os conhecimentos de sala.
.

2. Desenvolvimento

A análise dos episódios climatológicos é fundamento básico da climatologia geográfica e tenta explicar os processos naturais que causam influência nas ocupações humanas. Na engenharia civil, o clima influência em vários parâmetros, como por exemplo: estradas, barrasgens redes de drenagem,estruturas hídricas, agronomia, dentre outros.
Quando a turma chegou à Estação, fomos divididos em quatro grupos de 15 (quinze) alunos. Cada um grupo foi para um local específico para que fosse explanado sobre os aparelhos meteorológicos e o funcionamento dos mesmo. Cada ambiente tinha sua função específica.
Primeiramente, visitamos uma sala onde um membro da equipe da estação nos apresentou 03 (três)aparelhos: Barógrafo, Barômetro de Mercúrio e Anemômetro.

Barógrafo, de forma geral, é um instrumento para medir e registar, continuamente, as variações barométricas. Corretamente, é o instrumento que mede a pressão atmosférica e a registra continuamente. A medida pode se dar em milímetros de mercurio (mm Hg) ou em milibares (mb). O elemento sensível é constituído por uma série de cápsulasaneróides superpostas.

Barômetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica em coluna de milímetros de mercúrio (mm Hg) e em hectopascal (hPa).

Anemômetro mede a velocidade do vento (em m/s e Nós) e a direção (em graus).
Em seguida, fomos direcionados para a coberta do prédio da estação. Lá o Engenheiro Samuelson nos apresentou outros 03 (três) instrumentos que estavam montados naquelelocal estrategicamente, pois não há interferência na incidência da luz solar.
 Heliógrafo é um instrumento usado para observar o número de horas de brilho solar em determinada localidade e dia do ano à superfície, referida como insolação. O instrumento conta com uma lente esférica (também chamada bola de cristal dos meteorologistas) que focaliza os raios solares oriundos diretamente do disco solarsobre uma fita de papel graduada, em horas, que queima localmente marcando o período em que a radiação direta chega em grande quantidade suficiente para queimar o papel, deixando um rastro ou perfuração, isto é, chega sem ser obstruída por nebulosidade (como nevoeiros densos, nuvens, chuva, fumaça, sombras, etc). As fitas são trocadas de acordo com a época do ano (existem três tipos diferentesde fitas). A incidência de raios solares no dia da visita (19/04/2012) estava pequena, isso ocorreu devido à presença de diversas nuvens que dificultavam os raios solares de incidirem no cristal.

Anemógrafo Registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento com relação ao instrumento e as rajadas (em...
tracking img