As bucetudas de saj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ENFERMAGEM

RELATÓRIO DE PRÁTICA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Jesus – BA
2011
ADRIELE MARQUES
DAIANE VIEIRA
FELIPE MIRANDA
IMANOELE LOPES
IVANI LIMA
LUCIANA PAIXÃO
NARIANA OLIVEIRA
THIAGO ASSIS

RELATÓRIO DE PRÁTICA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO SANTO ANTÔNIORelatório desenvolvido por graduandos do quarto semestre do curso de enfermagem, como requisito avaliativo do componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, sob orientação da docente Josele Farias, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Santo Antônio de Jesus – BA
2011

Introdução

A Saúde Coletiva vem se mostrando um desafio para a enfermagem, uma vez que sua práticapropõe uma concepção holística do indivíduo para a atenção e cuidado integral em saúde como passo importante na resolução da crise paradigmática na saúde à cerca da biomedicina restritiva e restrita fundamentadas no modelo biomédico, proposto há mais de um século, ainda hegemônico nas práticas de saúde contemporâneas, e que torna-se anacrônico ao passo que não acompanhou as transformações sociais,econômicas e culturais pelas quais o mundo passou.
A prática em Saúde Coletiva requer a compreensão de certos conceitos-chave, a começar pelo que se entende por saúde coletiva dentro do campo da saúde pública. A saúde coletiva concebe o homem como um ser social, em constante relação com outros homens e com seu meio, transformando-o e sendo transformado por ele, isto é, um protagonista da ação de saúdeque se constrói. (MATUMOTO et al, 2001).
Entendendo o homem além da figura biológica para seu contexto socioeconômico e cultural, é certo que apenas a enfermagem não dá conta de assisti-lo integralmente, fazendo-se necessário o trabalho interdisciplinar, que por sua vez, se encarrega de integrar os diversos olhares que os profissionais de saúde têm sobre o mesmo indivíduo, propiciando a este umatendimento global de suas necessidades e crescimento profissional para seus cuidadores, dado que a própria prestação da assistência de saúde que é produzida no mesmo tempo em que é consumida constitui produto final do processo de trabalho dos profissionais de saúde (PIRES, 1999).
Dentro do exposto, pode-se inferir que a saúde coletiva trabalha, sobretudo para a Atenção Primária à Saúdecaracterizada por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006). Ao trabalhar para e com os grupos sociais, a saúde coletiva amplia o conceito de saúde e do processo saúde-doenca devendo garantir a autonomia do indivíduo noseu processo de cuidado e se ocupando também, de questões como relações políticas, controle social, atribuições do Estado, gerência e adequação orçamentária, características do novo fazer em saúde. Esse nível de atenção a saúde é de grande complexidade e impacto, por voltar-se a qualidade de vida e do ambiente, surgindo para reorganizar a assistência médico-hospitalar.
Grande divisor de águasdentro da política nacional de saúde, o Programa Saúde da Família (PSF), implantado pelo Ministério da Saúde em âmbito nacional a partir de 1995, cujo objetivo central é reorganizar a Atenção Básica no país. O PSF traz em seu bojo, a preocupação em promover o acesso dos segmentos de maior vulnerabilidade social, anteriormente excluídos, à assistência médica (SENNA, 2002).
A década de 90 é marcadapela adoção de estratégias institucionais destinadas a garantir que os programas sociais atinjam os segmentos mais vulneráveis. Num contexto marcado pela implantação de medidas de ajuste estrutural da economia e de reforma do Estado, ganha força a perspectiva de racionalização dos gastos públicos, onde a eficiência e a equidade aparecem como elementos centrais, traduzidos na focalização dos...
tracking img