As bucetudas de saj

20322 palavras 82 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ENFERMAGEM

RELATÓRIO DE PRÁTICA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Jesus – BA
2011
ADRIELE MARQUES
DAIANE VIEIRA
FELIPE MIRANDA
IMANOELE LOPES
IVANI LIMA
LUCIANA PAIXÃO
NARIANA OLIVEIRA
THIAGO ASSIS

RELATÓRIO DE PRÁTICA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO SANTO ANTÔNIO

Relatório desenvolvido por graduandos do quarto semestre do curso de enfermagem, como requisito avaliativo do componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, sob orientação da docente Josele Farias, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Santo Antônio de Jesus – BA
2011

Introdução

A Saúde Coletiva vem se mostrando um desafio para a enfermagem, uma vez que sua prática propõe uma concepção holística do indivíduo para a atenção e cuidado integral em saúde como passo importante na resolução da crise paradigmática na saúde à cerca da biomedicina restritiva e restrita fundamentadas no modelo biomédico, proposto há mais de um século, ainda hegemônico nas práticas de saúde contemporâneas, e que torna-se anacrônico ao passo que não acompanhou as transformações sociais, econômicas e culturais pelas quais o mundo passou.
A prática em Saúde Coletiva requer a compreensão de certos conceitos-chave, a começar pelo que se entende por saúde coletiva dentro do campo da saúde pública. A saúde coletiva concebe o homem como um ser social, em constante relação com outros homens e com seu meio, transformando-o e sendo transformado por ele, isto é, um protagonista da ação de saúde que se constrói. (MATUMOTO et al, 2001).
Entendendo o homem além da figura biológica para seu contexto socioeconômico e cultural, é certo que apenas a enfermagem não dá conta de assisti-lo integralmente, fazendo-se necessário o trabalho interdisciplinar, que por sua vez, se encarrega de integrar os diversos olhares que os profissionais de saúde têm sobre o mesmo indivíduo, propiciando a este

Relacionados