Relatorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O experimento aqui descrito foi realizado para determinar a aceleração da gravidade local utilizando pendulo simples. Foram realizadas aferições cronometradas do período oscilatório dependulo em duas diferentes condições de comprimento de um fio, com um ângulo de cinco graus, onde obtivemos como resultado os valores g = 8,708 m/s e g = 7,340 m/s.

1. Introdução

1.1. Pendulosimples
O pêndulo simples é composto de um corpo de massa m e um fio inextensível de massa desprezível em relação à massa m do corpo. Quando o corpo suspenso pelo fio é afastado da sua posiçãovertical de equilíbrio estático e largado em queda livre, origina-se uma oscilação no plano vertical sob a ação da resultante das forças peso (do corpo) e da tensão (no fio), gerando um Movimento Harmônicoilustrado na figura:

Figura – Esquema de um pêndulo simples com as forças atuantes sobre o corpo de massa m.
Para que o movimento possa ser considerado Harmônico Simples (MHS), temos queconsiderar oscilações com valores do ângulo θ bem reduzidos (θ < 10°), de modo que poderemos assim utilizar o formalismo matemático característico da teoria do MHS, à equação do pêndulo:
T=2π Lg
Logo,
g=L 2πT2
1.2. Objetivo
Determinar aceleração da gravidade local utilizando pendulo simples.
1. Materiais e Métodos
2.3. Materiais Utilizados
1 Conjunto de mecânica Arete
(Suporteuniversal, haste, conjunto mecânico e pêndulo composto de linha e corpo metálico).
1 Cronometro Digital

1.
2.
3.1.
3.2. Descrição do Experimento
Este experimento foirealizado em laboratório de física, em grupo de quatro alunos. Utilizamos o conjunto de mecânica, e o cronômetro para coletar dados, a fim de calcular a aceleração da gravidade local através de um pendulosimples. Foi montado um pendulo composto de linha inextensível e corpo de massa metálica desprezível, depois de posicionado a uma angulação de cinco graus, cronometramos o tempo em segundos do...
tracking img