Relatorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORÇA DE ATRITO



Introdução

Força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende acolocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. Existem dois tipos de força de atrito: força de atrito estático e força de atrito cinético.
Força deatrito estático representado por Fe ela é a força que está contrária à tendência de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o móvel de lugar tentamos empurrá-lo ou puxá-lo até onde queremos que elefique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele não sai do lugar, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que aconteceé que a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o móvel que queremos trocar de lugar. Essa força que aparece quando os corpos estão em repouso é chamada de força de atrito estático eé representado da seguinte forma:
Fate = μe.N
Onde μe é o coeficiente de atrito estático.
Força de atrito cinético também chamado de força de atrito dinâmico, esse é o atrito queaparece quando os corpos estão em movimento, ou seja, ele é contrário à movimentação dos corpos. Por exemplo, quando um carro está se locomovendo em uma estrada e precisa frear o carro bruscamente, ocarro para, no entanto esse fato só é possibilitado em razão da força de atrito, contrária ao movimento do carro, existente entre os pneus e o asfalto. Matematicamente, temos que a força deatrito cinético é escrita da seguinte forma:
Fatc = μc.N
Onde μc é chamado de coeficiente de atrito cinético.
Tanto um quanto o outro estão sempre contrários à tendência de movimento ou àmovimentação dos corpos. Como na 1ª lei de Newton “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por...
tracking img