Relatorio de fis qui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
 

Soluções são um tipo de dispersão onde o tamanho das partículas dispersas é da ordem de menor que 1nm. As soluções são definidas como misturas homogêneas e podem ser sólidas, líquidas e gasosas. Para ser considerada uma solução, não pode haver reação química entre o disperso e o dispersante. Quando uma solução é muito rica em um componente, este componente é geralmentechamado solvente, enquanto os outros são chamados de solutos. A composição de uma solução pode ser expressa quantitativamente especificando-se as concentrações de um ou mais componentes. Existem várias unidades de concentração, entre elas, a mais importantes, incluindo a fração molar, a molaridade, a percentagem massa/massa, a percentagem volume/volume, a percentagem massa/volume e a molalidade.Fração Molar: É a razão do numero de mols daquele componente pelo numero total de mols de todos os componentes.


Xa = na (soluto) .
ntotal.(solução)
Xb = nb (soluto) .
ntotal (solução)


Molaridade: É o numero de mols do soluto dissolvido por litro de solução. Se nArepresenta o numero de mols do soluto e o volume da solução em litros,


Mol/L = n (soluto) .
V(solução)


Percentagem Massa/Massa: É a relação entre a massa do soluto para cada 100g de solução.


% em massa de A = massa soluto
100g solução


Percentagem Volume/Volume: É a relação entre o volume de soluto para cada 100mL de solução.


%em massa de A = volume soluto
100mL solução
Percentagem Massa/Volume: É a relação entre a massa de soluto para cada 100mL de solução
% em massa de A = massa soluto
100mL solução
Molalidade: É a razão entre o numero de mols de soluto dissolvido por quilograma de solvente.


M = n(soluto) .
m (solvente)




Quandoum soluto dissolve-se em um solvente, forças soluto-soluto e solvente-solvente são substituídas por forças soluto-solvente na solução. As intensidades relativas destas forças de atração são importantes na determinação da solubilidade de um soluto especifico em um solvente especifico. Uma generalização que é normalmente adotada para estimar solubilidade é a regra semelhante dissolve semelhante,isto é, substâncias polares e iônicas tendem a se dissolver umas nas outras, assim como as substâncias apolares são solúveis entre si.
A água é um bom solvente para muitas substâncias, particularmente as polares e as iônicas. Devido à sua alta constante dielétrica, a água reduz as atrações entre os íons carregados opostamente em solução e conseqüentemente aumenta a solubilidade de eletrólitos.Moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si e com moléculas de soluto que contenham um ou mais átomos de eletronegatividade alta. Estas forças levam a uma alta solubilidade de algumas substâncias moleculares em água.
Uma solução saturada é aquela que está em equilíbrio com o excesso de soluto dissolvido. Uma solução insaturada é aquela na qual a concentração do soluto é menor do que nasolução saturada, e uma solução supersaturada é aquela na qual a concentração do soluto é maior do que na solução saturada. A solubilidade de um soluto é definida como a concentração de sua solução saturada. A solução supersaturada quando em mesmas condições contém uma quantidade maior de soluto diluída em um mesmo volume de solvente.

As soluções podem ser classificadas como diluídas quandopossuem pouco soluto em uma dada quantidade de solvente ou concentradas quando possuem muito soluto em uma dada quantidade de solvente (essas classificações devem ser feitas em comparação entre uma solução e outra, uma solução de HCl 5% é diluída se comparada a uma solução de HCl 10%). 

 
 

Objetivos
 
-A prática visa o preparo de diferentes soluções de mesmo soluto e concentrações...
tracking img