Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
MARIA IVONETE RODRIGUES GUSTAVO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DO ENSINO MÉDIO

POSTO DA MATA
2009

MARIA IVONETE RODRIGUES GUSTAVO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DO ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC/EaD como requisito parcial de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, doCurso de Licenciatura em Geografia, disciplina do 5º Período Circuito 06, da UP de Posto da Mata/BA sob a orientação da Professora Licidalva Andrade.

POSTO DA MATA
2009

(...) “Se não posso, de um lado, estimular Sonhos impossíveis, não devo de outro lado negar a quem Sonha o direito de Sonhar”.
( Paulo Freire)
APRESENTAÇÃO

A prática educativa na formação docente é parte da trajetóriaacadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria/prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa.

Foi possível efetuar essa prática abordando os conteúdos através de uma proposta dinâmica e interativa, levando em conta valores e conhecimentos trazidos pelos educandos a partir de situações vividas de forma que o aluno vai se construindo, ou construindo seus própriosconhecimentos através da mediação feita pelo professor, acontecendo assim uma interação entre ambos e fazendo com que o aluno perceba que o conhecimento científico é real e que acontece no seu dia- a- dia.

`` no conceito de educação a idéia de que o acontecer educativo corresponde à ação e ao resultado de um processo de formação dos sujeitos ao longo das idades parase tornarem adultos, pelo que adquirem capacidades e qualidades humanas para o enfrentamento de exigências postas por determinado contexto social ``LIBANÊO,(1998, p.65).

Ao ensinar geografia o professor deve possibilitar condições para a produção do conhecimento científico através de observações, possibilidades de intervenção, exercícios, criatividade e cidadania, orientando suas ações deforma consciente e democrática, considerando os conhecimentos prévios dos alunos e assim tornando a aprendizagem significativa, de modo que desperte nos alunos o gosto pela ciência e pela pesquisa.

A atitude do professor é sempre um referencial para os alunos, e muito importante desenvolver postura e valores, entre os seres humanos, o meio ambiente e o conhecimento. É pela via da pesquisa, dainteração e da mediação que o professor se constitui. A escola tem o dever de garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos, para isso, ela planeja conjuntamente suas ações, defendendo sempre o interesse da maioria. Na escola o professor é autônomo e tem liberdade e confiança na regência de suas aulas, estabelece relações com o mundo social e contempla a diversidade cultural, a sala de aula éum lugar de encontros humano e dinâmico. Ensinar é influenciar para as mudanças de comportamento dos sujeitos envolvidos e essa influencia, é feita pela via da comunicação, segundo Vani Moreira Kanski, ”onde professores e alunos exploram as possibilidades pedagógicas das novas tecnologias para desenvolver os enigmas do conhecimento e para aprender.” Educadores e educandos são agentes detransformação, assim, um transforma o outro na relação ensino/aprendizagem e juntos por via do conhecimento, transformam a sociedade.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO

Nome: Colégio Estadual Eraldo Tinoco
Endereço: Rua Peruípe, 10 Bairro Fluminense
CEP: 45.928-000 Posto da Mata- BA
Fone: (73) 3209-1308
Ato de Criação: Portaria 6620
Diário oficial: 22 de agosto de 2001
Fundação:22 de agosto de 2001
Autorização dos Cursos: 6584
Diretor: Joelza Amorim Lago
Vice-Diretora: Marlene da Costa Ramalho
Coordenação Pedagógica: Não atuante

Modalidades: Ensino Médio
Formação Geral: 1ª série, 2ª série e 3ª série
EJA I, II e III
Nº de Alunos por turno:
Matutino: 466
Vespertino: 121
Noturno: 405

A equipe para a realização dos trabalhos é composta...
tracking img