Omc, bretton woods e ideias de john maynard keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL
OMC, Bretton Woods e ideias de John Maynard Keynes

Aluno: Danilo Rodrigo de Souza / R.A.: A3307J-5
Docente: Jobel
Curso: Administração de Empresas / 5º Semestre
1. OMC
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede emGenebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech. Hoje em dia 151 países fazem parte da organização mundial do comércio, sendo que o mais recente é Tonga. A OMC foi criada devido a barreiras comerciais que foram estabelecidas pelos Estados Unidos, para que a inflação diminuísse
1.2. Funções da OMC
Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
Resolver conflitos comerciaisentre os países membros;
Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
Ela é “governada” por cinco princípios: não descriminação, que ira garantir o tratamento igual a todos os membros; aprevenção de normas e acessos aos mercados; a proibição do comércio do dumping; a proibição das quotas; o tratamento diferenciado, para países que estão em desenvolvimento. 
Ela garante um acesso justo entre os países, por meio de quatro processos: 

* Processo de adesão; 

* Os cinco princípios; 

* Negociações comerciais; 

* Soluções contestadas.

1.3. As reuniões daOMC: rodadas 
As reuniões da OMC, também chamadas de rodadas, ocorrem de tempos em tempos e costumam durar anos. Estas rodadas têm como objetivo principal o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial. 
Atualmente, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 149 países (inclusive o Brasil) esta rodada tem como objetivoprincipal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais.

2. Bretton Woods
Bretton Woods foi o nome dado a um acordo de 1944 noqual esteve presentes 45 países aliados e que tinha como objetivo reger a política econômica mundial. Segundo o acordo de Bretton Woods as moedas dos países membros passariam a estar ligadas ao dólar variando numa estreita banda de +/- 1%, e a moeda norte-americana estaria ligada ao Ouro a 35 dólares. Para que tudo funcionasse sem grandes sobressaltos foram criadas com o acordo Bretton Woods duasentidades de supervisão, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
Assim, com o acordo de Bretton Woods, o dólar passou a ser a moeda forte do sistema financeiro mundial e os países membros utilizavam-na para financiar os seus desequilíbrios comerciais, minimizando custos de detenção de diversas moedas estrangeiras.
Assim, com o acordo de Bretton Woods, o dólar passou a ser amoeda forte do sistema financeiro mundial e os países membros utilizavam-na para financiar os seus desequilíbrios comerciais, minimizando custos de detenção de diversas moedas estrangeiras.
Durante vinte anos o sistema Bretton Woods funcionou como previsto, mas chegando-se à segunda metade da década de 60 começaram a surgir problemas derivados da degradação das finanças norte-americanas. Para sefinanciar o déficit orçamental houve um aumento da emissão de dólares que, por um lado, começou a criar problemas aos restantes países membros do acordo Bretton Woods, porque os obrigava a emitir das suas próprias moedas para manterem o cambio "fixo", criando pressões inflacionistas na sua economia, e por outro, associado a uma degradação da conta corrente norte-americana, com as importações a...
tracking img