Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância

DIAGNÓSTICO SOCIAL

CAXIAS-MA
MAIO/2011
MARIA DAS GRAÇAS ALVES MARTIS RA: 145587
MARIA DE JESUS LIMEIRA RA: 143562

DIAGNÓSTICO SOCIAL

Diagnóstico Social elaborado para fins de avaliação do Estágio Supervisionado I, Aplicado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP – Interativa sob a orientação daSupervisora de Campo Vera Louana Barbosa de Brito e Supervisora Acadêmica Irisletiere Rodrigues de Melo.

CAXIAS-MA
MAIO/2011

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO

Nome da Instituição: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS/Bacuri
Endereço: Rua São Francisco, Nº 1239, Bairro: São Francisco
Telefone: (99)3421-0859
CEP: 65600-000 Cidade: Caxias-MA

IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPONome da Supervisora de campo: Vera Louana Barbosa de Brito
Nº do CRESS: 1656-PI
Email: louannabrito@hotmail.com


1. APRESENTAÇÃO

O Centro de Referencia da Assistência Social – CRASS constitui-se em projeto do Governo Federal, que em parceria com as prefeituras municipais, atua em áreas de vulnerabilidade e risco sócio, visando atender famílias de baixa renda integrá-las a sociedade, noque diz respeito aos direitos humanos e seu cumprimento.
O presente Diagnóstico Social tem como objetivo fundamentar teoricamente o aluno, com base num estudo criterioso e detalhado da realidade institucional como campo de estágio, no que se referem à sua estrutura organizacional, usuários, serviços prestados e suas ações desenvolvidas como área setorial da Política Pública; dessa forma, norteandoo aluno no campo de estágio. A sua construção tem como ponto de partida, todo referencial teórico disponível na instituição, como também de alguns relatórios das unidades, e da observação e conversas informais sobre cotidiano dos profissionais do Centro de Referencia de Assistência Social.
Portanto faz-se necessário a apresentação deste diagnostico social porque através do mesmo haverápossibilidade de conhecermos as ações desenvolvidas e realizadas no Centro de Referência Assistência Social – CRAS/Bacuri.

2. O QUE É CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, de base Municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, está localizado em áreas de vulnerabilidade social e risco social, destinadoá projeção de serviços e programas socioassistenciais de proteção básica, ás famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, é uma atuação interceptorial na perspectiva de potencializar a proteção social. É a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteçãobásica. Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais.
As ações de proteção básica devem ser desenvolvidas nos CRAS, como o programa de as famílias - PAIF, e outras, mesmo ocorrendo nas áreas de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas. O CRAS também organiza a vigilância da exclusãosocial de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.

Um dos principais programas do CRAS é o PAIF, que expressa um conjunto de ações relativas à colhida, informação e orientação, inserção em serviços da Assistência Social, tais como sócioeducaivas e de convivência, encaminhamos a outras políticas, promoção de renda, especialmente, acompanhamento social família.
Os serviçosdesenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização.
Um equipamento onde são necessariamente ofertados e ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e onde podem ser prestados outros serviços, programa, projetos e benefícios de proteção social básica relativa ás seguranças de rendimento, autonomia, acolhida,...
tracking img