Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este relatório de estágio supervisionado aborda a resolução de problemas nas aulas de Matemática. Há muitos anos, essa metodologia é vista como um possível caminho para dinamizar o Ensino da Matemática. O trabalho originou-se a partir da observação de aulas de matemática, através do Estágio Supervisionado, onde em contato com a prática docente foi possível perceber que muitosprofessores não trabalham com a Metodologia da Resolução de Problemas, e quando propõem problemas aos alunos, eles apresentam muitas dificuldades em resolvê-los. Sendo assim, tornou-se necessário uma pesquisa para verificar as possibilidades, os limites e as especificidades da resolução de problemas matemáticos, contribuindo para que os professores do Ensino Fundamental II compreendam a importânciade se trabalhar esta metodologia com os alunos. Acredita-se que tal diagnóstico é essencial para uma reflexão inicial dos professores e para nortear trabalhos futuros, onde poderá ser proposta uma intervenção pedagógica junto aos professores formados e em formação. O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento decompetências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, emque se encontra a estrutura organizacional deste relatório; corpo do relatório, dividido em fase de observação, de coparticipação e de regência, contendo os planos diários; e anexos que contêm as atividades realizadas em sala de aula, avaliações. Como professora de Matemática, constantemente ouço, de um ou de outro aluno, que “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil deser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, “esta aula não é nada atrativa”, além de outras afirmações. Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar oensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade.
O desafio para nós estudantes de licenciatura em matemática é mudar a forma de pensar e de
ensinar matemática. E o estágio possibilitou um repensar da educação matemática
1. A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre aMetodologia de Resolução de Problemas no ensino da Matemática, porém no cotidiano dos professores da área ainda surgem muitas indagações a respeito do assunto.
A atividade de resolver problemas está presente na vida das pessoas, exigindo soluções que muitas vezes requerem estratégias de enfrentamento. O aprendizado de estratégias auxilia o aluno a enfrentar novas situações em outras áreas doconhecimento.
Sendo assim, é de suma importância que os professores compreendam como trabalhar esta metodologia, a fim de desenvolver no aluno a capacidade de resolver situações desafiadoras, interagir entre os pares, desenvolver a comunicação, a criatividade e o senso crítico.
Um problema pode envolver muito mais do que a simples resolução das operações .Deve, sim, possibilitar ao alunodesenvolver estratégias, buscar vários caminhos para solucioná-lo à sua maneira, de acordo com sua realidade e raciocínio.

Um bom problema deve ser capaz de instigar o aluno a resolvê-lo. Deve ser interessante, criativo, desenvolver seu pensamento e desafiá-lo constantemente, pois ao contrário ele ficará desmotivado.
A partir da leitura e interpretação dos problemas, é...
tracking img