Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO...............................................................................
2. METODOLOGIA.............................................................................
3. IDENTIFICAÇÃO...........................................................................
4. CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE E PROBLEMAS LEVANTADOS: UM COMPARATIVO COM O MODELO PRECONIZADO PELO MINISTÉRIODA SAÚDE..........................................................................................
4.1. ESTRUTURA FÍSICA DO PSF IZIDRO LOBO...............................
4.2. RECURSOS HUMANOS............................................................
5. ATENDIMENTO EM ENFERMAGEM.................................................... PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS EPROGRAMAS.................................
7. DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS................................
8. PLANO DE INTERVENÇÃO..................................................................
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................
10. BIBLIOGRAFIA.................................................................................
11.ANEXOS..........................................................................................

























1.INTRODUÇÃO



O Programa de Saúde da Família (PSF) criado em 1994 consolidou-se como a estratégia de organização da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) propondo uma mudança de modelo e contribuindo para a efetiva melhoria dascondições de vida da comunidade, garantindo assim o direito constitucional de todo brasileiro. Sendo esta uma estratégia de caráter substitutivo da atenção básica convencional, funciona com uma equipe multidisciplinar que devem estabelecer vínculos de compromisso e co-responsabilidade entre seus profissionais de saúde e a população adstrita por meio do conhecimento dos indivíduos, famílias erecursos disponíveis nas comunidades.
Diante do exposto resolvemos elaborar este trabalho de pesquisa para que pudéssemos constatar realidade vivenciada no PSF Izidro Lobo, na cidade de Cachoeira-BA. Para isso delimitamos o seguinte problema: a estrutura física, funcionamento e........estão dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde e o funcionamento é................?
Quanto aos objetivosdo nosso trabalho, tomamos como objetivo geral: descreve as características e práticas observadas, identificando os pontos passíveis de melhoria a partir de uma análise crítica da unidade, Posto de Saúde da Família (PSF). Objetivos específicos: oportunizar apropriação do conhecimento propiciado pela prática e o desenvolvimento de uma formação baseada no contexto real de atuação através dainteração com os profissionais experientes em paralelo fazer uma observação das características físicas do prédio, verificando se estão coerentes com o preconizado pelo Manual de Estrutura Física do Ministério de Saúde. O enfoque da pesquisa foi qualitativo, e a nossa amostragem todo o ambiente do Posto de Saúde da Família Izidro Lobo bem como o seu entorno.
Tudo o que foi realizado durante o período doEstágio encontra-se descrito adiante.
Assim o Estágio de Saúde Coletiva II, foi cumprido levando-se em consideração a duração de....., correspondendo ao calendário letivo do ano de 2012, indo do início das aulas, em fevereiro, até o término das mesmas, em junho. Assim sendo, cumprindo carga horária de ....horas.








2.METODOLOGIA

Inicialmente foram realizadas diversas observaçõesna instituição de saúde, objetivando a aquisição de uma quantidade significativa de informações relevantes ao Estágio, a análise de diversos documentos foi o nosso ponto de partida para melhor compreensão da dinâmica de funcionamento da unidade.
Houve também a investigação de toda a estrutura organizacional: condições de trabalho, disponibilidade de recursos físicos, materiais, financeiros,...
tracking img