Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este relatório apresenta o estágio vivenciado na EMEI “Arthur Parada” com a colaboração da coordenadora pedagógica da mesma, Érica de Oliveira e equipe docente. As atividades que foram desenvolvidas baseadas no material de apoio Estágio Curricular Supervisionado da Educação a distância da Universidade UNIUBE. Esse material tem por finalidade orientar os estagiáriosdurante a realização das atividades próprias do Estágio Curricular Supervisionado e estabelecer as atividades a serem desenvolvidas, época de sua execução, bem como os critérios a serem adotados para a avaliação.
O estágio realizado foi a de Educação Infantil e Gestão no segundo período da 6ª etapa, foram destinadas 150 h. no período do dia 24/09/1011 a 07/03/20012. Além do material citado,foi utilizado o caderno de campo para registrar as vivências ao decorrer do estágio, o projeto político pedagógico da instituição estagiada, o RCNEI, para nortear e avaliar as atividades e as competências pedagógicas realizadas.
Analisou-se a prática de ensino aplicada dentro e fora da sala de aula, e estabeleceu-se relação de teoria-prática. Reafirmou-a e aprofundou o estudo dasatividades pedagógicas, propostas metodológicas e teorias vigentes na educação infantil e gestão por meio da observação e participação, das intervenções e realizações destas atividades.
Observaram-se o espaço físico e sua organização, a aplicabilidade dos recursos tecnológicos encontrados na instituição e a relação de aceitabilidade e acessibilidade dos alunos para com esses instrumentos deaprendizagem.
Fora reconhecido também à importância do professor enquanto pesquisador de sua própria prática. Os mesmo elaboram projeto de ação pedagógica embasado na constante articulação da realidade escolar com os pressupostos teóricos que a fundamentam. Foi avaliada permanentemente a prática pedagógica no que se refere a sua atuação, baseadas em entrevistas e observações.Estabeleceu-se paralelo entre os fundamentos teóricos da prática pedagógica em questão, tendo como referência o RCENEI e Projeto Político Pedagógico da instituição, com a realidade que se apresenta no campo de estágio, visando o contínuo retorno à teoria. Registrou-se a prática vivenciada através da produção escrita e outras formas de registro.
O Estágio Curricular Supervisionado é a únicadisciplina que se desenvolve em dois lugares e em dois tempos – um tempo na Faculdade e um tempo nas escolas.
A direção dessas atividades se expressa numa via de duas mãos: Faculdade -Escola e Escola- Faculdade. No primeiro sentido, essas relações se efetivam quando se tentam levar à escola novas bibliografias, resultados de pesquisas, inovações estudadas; no sentido contrário, trazendo a realidadee a problemática escolar para ser discutida e estudada na Faculdade.  
O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática pedagógica constante, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentarinová-la. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e na realidade escolar.






























1. DESENVOLVIMENTO

1.1 A ESCOLA E SUAHISTÓRIA


Escola EMEI “Arthur Parada”, possui um espaço físico muito grande, adequado para atender a demanda escolar daquela comunidade.
Ela possui uma área externa com play graude para atividades físicas e recreação, sala de informática, videoteca, sala de professores, cozinha, sanitários adequados aos tamanhos das crianças e secretaria.
As salas de aulas são...
tracking img