Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA
COMUNIDADE LUTERANA PORTO ALEGRE










RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR III
PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO ESCOLAR






Professoras:
Regente: Mara Lucia Salazar Machado
Tutora Virtual: Patricia Santos Merg
Tutora Presencial: Cristina Silveira Manique
Acadêmica: Juliana De Almeida Camargo
CGU:94623510





Porto Alegre10/2011.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1. Nome da Instituição: ULBRA – Pólo: Escola Kennedy
1.2. Nome dos supervisores de estágio:
Regente: Mara Lucia Salazar Machado
Virtual: Patricia Santos Merg
Presencial: Cristina Silveira Manique
1.3. Nome da disciplina de estágio: ESTÁGIO CURRICULAR III
1.4. Nome da instituição onde realizou o estágio: Escola de educação Infantil Ser Criança
1.5.Data: 22/09/2011 a 14/10/2011
1.6. Semestre: 02
1.7. Ano: 2011













1.8 CARACTERIZAÇÃO E HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A escola iniciou suas atividades há cinco anos, mas está sob nova direção desde janeiro de 2010 e há aproximadamente três meses a diretora aceitou uma nova sociedade devido às necessidades da escola e da proprietária, pois a mesma necessitava de mais tempopara acompanhar o trabalho, mas não dispunha devido atender outra instituição. A escola em questão é uma instituição privada, atende em turno integral no horário das 7hs as 19hs, as crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. Seu público alvo são crianças do bairro Sarandi, mas possui alguns alunos de outros bairros próximos tais como: Vila Leão, Passo da Mangueira, Agostinho,Ecovile entre outros. A comunidade é de classe media e media baixa.

A Escola de Educação Infantil Ser Criança fica situada na Avenida Sarandi nº570, no bairro Sarandi, na cidade de Porto Alegre/RS-Brasil. A localização da escola é de fácil acesso, pois se encontra em uma das avenidas principais do bairro, a mesma é paralela com a Avenida Sertório e travessa da Avenida Assis Brasil. Nessas viascirculam ônibus municipais e da região metropolitana tais como: Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada. Para chegar à escola o ônibus Vila Leão deixa apenas 100 metros da mesma, ou se preferir desembarcar nas avenidas citadas anteriormente é preciso caminhar aproximadamente 200 metros.

As turmas que fazem parte da escola são: Berçário, Mini Maternal, Maternal e Jardins A e B. A escola oferece aoficina de culinária, educação física e informática no currículo e as oficinas de capoeira, de ballet e de musica, são opcionais aos alunos que obterem interesse.

No quadro docente da escola possui duas professoras graduadas em pedagogia e três estagiarias de magistério, e ainda conta com profissionais da área da educação física, informática, música, ballet e capoeira, fazendo-se presentes nainstituição uma vez por semana para executar as devidas aulas. Esse momento é muito esperado pelos alunos e quando acontece o imprevisto dos profissionais precisarem faltar, os alunos ficam muito tristes com a espera, e, embora a professora tenha a criatividade de aplicar uma outra atividade, eles sempre comentam e questionam a falta do profissional.
A psicóloga e a nutricionista são profissionaisliberais que comparecem a escola em períodos quinzenais para fazerem uma avaliação dos alunos e se necessário algumas intervenções.


1.9 ESTRUTURA FÍSICA DA INSTITUIÇÃO

A Escola de Educação Infantil Ser Criança, possui uma estrutura física de cerca de 400m².

Entre os espaços disponibilizados pela escola estão:

• Biblioteca;
• Laboratório de Informática;
• Sala de jogos;
• Sala deVídeo;
• Brinquedoteca;
• Pátio Coberto;
• Pátio ao ar livre;
• Pracinha infantil;
• Refeitório.


A casa é de alvenaria com dois andares e nos fundos possui uma sala ampla para brincadeiras em dia de chuva. No “hall” de entrada encontramos diversos murais de recados para os pais, exposições de trabalhos, informativos do bairro e mural de aniversariantes do mês de toda a comunidade...
tracking img