Projeto construindo valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo mais amplo deste estudo é descrever e justificar a importância de inovações na prática do ensino-aprendizagem, que a tentem para a questão dos Projetos nas escolas, desde que, estas pesquisas sejam fundamentadas na realidade e em um constante processo de reflexão e reestruturação da prática pedagógica. Com o intuito de buscar novas inovações de se trabalhar com projetospedagógicos, optamos por descrever sobre de se trabalhar as questões acerca de temas atuais.
Cabe ressaltar que a realização deste trabalho visa multiplicar a produção e difusão de conhecimentos interdisciplinares entre os profissionais da educação, no sentido de viabilizar a reestruturação das formas tradicionais de ensino nas escolas. Com relação à elaboração desta pesquisa, buscamosreferenciais teóricos interdisciplinares, dadas a complexidade e o caráter multifacetado das questões abordadas.



















Resenha
A resenha a seguir tratará de um assunto que está em voga na área da educação, pedagogia de projetos. Está é uma proposta complexa que está presente no dia a dia do professor, porém, ainda causa um certo desconforto, pois muitos ainda não tem bemclaro qual seria a melhor maneira de trabalhar com projetos
Hoje é muito comum no meio educacional ouvir as pessoas envolvidas falar que estão trabalhando com projetos. Mas como Maria Elizabette comenta em seu texto, “mas que projeto? O político pedagógico? Da escola? Do professor? O projeto dos alunos?... Isso tudo deixa o professor um pouco perdido, muitos falam que trabalham com projetos, masna verdade apenas mudam de nome aquela aula tradicional de sempre. Mas afinal do que se trata a pedagogia de projetos?
Segundo Maria Elizabette, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele queensina por meio da transmissão de informações, que tem como centro do processo a atuação do professor.”
Na atualidade não podemos ficar mais presos a ideia de que o professor é o detentor da verdade, e também o único capaz de transmitir conhecimento. Portanto, no contexto que estamos vivendo onde as informações chegam até nós em frações de minutos até mesmo segundos, não podemos ficar alheios econtinuar transmitindo conhecimento, estamos vivendo a era da busca de informação, da integração das diferentes mídias.
No texto de Maria Elizabette, A pedagogia de projetos : Fundamentos e implicações, ela nos fala: “A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA – FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam aCONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno selecionar informações significativas , tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.”
Precisamos estar conscientes como educadores, quehoje, precisamos ser os mediadores no processo ensino aprendizagem, ensinamos aprendendo juntos. Isso significa que para que realmente a aprendizagem se concretize, precisamos conhecer a realidade que estamos trabalhando, deixar que o aluno traga para a sala problemas do seu cotidiano. Assim, aos poucos buscando soluções, investigando, aprendendo a aprender com o outro e com a diversidade. Apedagogia de projetos abre esses caminhos, permitindo que o aluno expresse seus conhecimentos e busque através dos diferentes recursos e mídias aquilo que ainda não sabe. Esse trabalho torna o aluno e também o professor um investigador, um construtor de seu conhecimento , e tudo que é construído não é esquecido. Nesse sentido, Almeida (2002) colabora com estas idéias destacando:
“(...) que o projeto...
tracking img