Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Estágio Supervisionado
Empresa: Itaú Unibanco


1.1 Histórico – Itaú Unibanco
Em meados de 1943, Alfredo Egydio de Souza Aranha vendeu sua Fiação e Tecelagem São Paulo e, vendo-se com boa disponibilidade de capital, decidiu abrir um novo negócio. Tendo atuado como advogado do extinto Banco Francês e Italiano para a América do Sul e como presidente da Caixa Econômica Federal, acumulavaexperiência suficiente para abrir seu próprio banco. Alfredo Egydio era também o vice-presidente da Companhia Seguradora Brasileira (atual Itaú Seguros S.A.), que veio a ser uma importante aliada nos negócios do novo banco, pois havia acionistas em comum. O Banco Central de Crédito foi constituído em 30 de dezembro de 1943, mas só começou a funcionar em 2 de janeiro de 1945, devido a alterações nasregras do sistema bancário. Os relacionamentos de Alfredo Egydio de Souza Aranha no setor têxtil acarretaram uma clientela 90% constituída por industriais e comerciantes têxteis.
O Banco Itaú teve origem no Distrito de Itaú de Minas, município de Pratápolis, com a Cia. de Cimento Portland Itaú, criada em 1937 por iniciativa de José Balbino Siqueira e Joaquim Mário Meireles. Em 7 de setembro de1944, o banco foi aberto ao público, sendo sua principal clientela a de origem rural.
Em 1964, com 76 agências, o Itaú ocupava a 47a posição entre os 53 maiores bancos que operavam com depósitos superiores a Cr$ 10 bilhões. Neste ano, ocorre a fusão com o Banco Federal de Crédito, com a aprovação da proposta efetivada em Assembléia Geral Extraordinária de 12/11/1964. O consenso entre as duasinstituições estabelece que o Banco Federal Itaú S.A. começaria a existir formalmente em 2 de janeiro de 1965.
Interessante notar que o banco fundado por Alfredo Egydio de Souza Aranha se chamava Banco Central de Crédito.
Em 1966, uniu-se com o Banco Federal Itaú S.A., dando origem ao Banco Federal Itaú Sul Americano.
Em 1969, por iniciativa de Luís Carlos Levy, filho de Herbert Levy, são iniciadasnegociações com o Banco Federal Itaú Sul Americano para uma fusão dos dois bancos.
Surge então o Banco Itaú América.
O Banco Aliança S.A. foi incorporado em fevereiro de 1970. Contando com 35 agências espalhadas pelo território nacional, ocupava a 55ª posição no ranking brasileiro. O Aliança tinha forte penetração no Nordeste brasileiro, com 15 agências. Esse aspecto interessava ao Itaú América,pois, apesar de posicionar-se entre os sete maiores bancos do Brasil, sua atuação se concentrava nas regiões Sul e Sudeste. Nesse sentido, essa operação foi fundamental para a expansão da instituição no Nordeste.
Em 1973 foi incorporado Banco Português do Brasil. Seu acionista majoritário era José Adolpho da Silva Gordo, que detinha 64% das ações através da Companhia Santista de Participações.Devido a dificuldades enfrentadas pelo banco, o ministro da Fazenda, Delfim Neto, pressionou seus dirigentes por uma solução. Boa parte de seu capital era detida pela Sociedade Financeira Portuguesa, uma empresa estatal de Portugal, tornando a operação complicada. Olavo Setubal e Moraes Abreu foram a Paris conversar com o presidente da Sociedade Financeira, e realizaram um acordo que era,praticamente, uma operação de compra, em que se mantinha a Sociedade Financeira Portuguesa como acionista. Essa transação foi o embrião da expansão do Grupo Itaú em Portugal, 16 anos depois. Após a incorporação do Banco Português em 1973, o Itaú tornou-se o segundo grupo por volume de depósitos no sistema bancário nacional, com mais de dois bilhões de cruzeiros (US$ 327,3 milhões). Tornou-se líder, entre asinstituições privadas, em número de agências, com 468 espalhadas pelo Brasil. Nessa época, tornou-se evidente a força do nome Itaú perante o público. Um nome simples, original, de fácil memorização, capaz de traduzir, com apenas quatro letras, a imagem que se buscava consolidar: simplicidade e solidez, sem os acréscimos desnecessários de financial, mercantil, brasileiro, comercial e análogos....
tracking img