Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência foi realizado na escola do ensino fundamental.
Observado a pratica em sala de aula nos leva refletir: como será o meu cotidiano como professora? Enquanto estamos estudando apenas teorias, não temos uma ideia do que é estar em frente a sala de aula; como educar os alunos com diversos comportamentos, desejos e vontades; onde cada criança tem suapeculiaridade. Sabemos que cada individuo aprende de seu jeito, e o professor deve estar preparado e atendo, refletindo sempre a sua pratica educativa. Acredita – se que experiência vivida da pratica em sala de aula mostra – se nitidamente o quer dizer o que é realmente ser uma professora. Pois, é a profissão que escolhi seguir.
No estagio, pratica – se no dia-a-dia em sala de aula, a determinaçãode um professor; ter oportunidades para mostrar a capacidade de ensinar os alunos sobre o seu futuro, aperfeiçoando conhecimentos adquiridos nas teorias para que no futuro com comprometimento e seriedade sua profissão com ensejos para que possa haver satisfação de ambas as partes (professor e aluno)

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

E.M.E.F Professor Jorge Augusto de Camargo esta situada em doisBairro como Engenho Novo e São Silvestre sendo que esta de fácil acesso para os alunos da perifeia, localizada no endereço Rua Cafelândia, 924 municio de Barueri – SP. Criada pelo decreto Nº 3-736 de 24 de Setembro de 1992, pela lei N° 1.122 de 11 de Junho de 1998.
O prédio esta dividido em duas partes; prédio principal e o anexo.
A escola oferece 28 salas, um refeitório no qual é feita duasrefeições por período (manhã e tarde). 1 pátio para as crianças brincarem durante o recreio, 1 quadra poliesportiva, um laboratório de informática, espaço para recreação, sala de vídeo, consultório dentário, oito banheiros sendo 2 destinados para os funcionários e uma biblioteca repleta de livro. A escola tem infla-estrutura, com sala bem ampla para o conforto dos alunos e moveis de boa qualidade queo funcionamento correto de uma escola.
Dentro E.M.E.F Professor Jorge Augusto de Camargo atua uma equipe composta pela diretora, vice diretor, duas coordenadora pedagógicas, vinte e oito professores, uma dentista e quinze inspetores.

DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO

Ao dar início ao estagio, apenas conhecia a Diretora Regina, e o Cássio da secretaria, sendo que a diretora informou - me queteria a possibilidade de escolher qualquer sala de minha preferência, por que no momento ela não disponibilizou apresentação aos professores e a equipe gestora da escola. Ficando ao meu cargo apresentar – me.
Pela minha observação gerou tensões e certa resistência dos professores em aceitar – me salas de aula como estagiaria. Usando minha habilidade fui contornando o mal estar ao longo do tempo,deixando bem claro que a minha presença em sala de aula era só e somente observar e aprender.
No decorrer do estágio da 1ª serie observei que havia muitos livros novos guardados em um baú fornecido pela prefeitura, entretanto, esses livros nunca foram usados na educação dos alunos muito menos pelos professores.
Contudo alguns professores usavam outros métodos para educar os alunos, como porexemplo, interagia com os alunos ensinando sobre autoajuda: escreviam no quadro negro frases e induzia a pensar e encontrar a respostas, ou até mesmo disponibilizavam um plantão de dúvidas: Reunia – se fora da sala de aula e explicava o conteúdo no qual o aluno não conseguia interagir ou entender. Outros professores estavam despreparados, estressado e sem nenhuma vocação para liderar as aulascorretamente, têm também aqueles professores no qual havia desigualdade entre salas de aulas e alunos.
Um ocorrido muito engraçado foi presenciado; os professores apresentavam – me como aquela que estaria ali para observar o mal comportamento (indisciplina) dos alunos e estaria levando as informações para a diretora onde teria as medidas cabíveis tomadas.
Fui submetida a aplicar provas, pois, no...
tracking img