Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
UNISA DIGITAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO

PAULO FRANCISCO PEREIRARA 1668251

Feira de Santana-BA
2011
UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Relatório Final apresentado
por Paulo Francisco PereiraRA número 1668251 Curso de
Tecnologia em Segurança do Trabalho
Como requisito para o Estágio
Curricular Supervisionado I e II

Área de Concentração: Segurança na Construção Civil
Professor Orientador: Roger Valentim Abdala

Feira de Santana – BA2011
AGRADECIMENTOS

Primeiramente, a Deus, por permitir a realização deste sonho. Por todas as graças concedidas.

A minha supervisora de estágio Roselane Ribeiro, pela orientação, paciência, amizade e momentos de descontração.

Aos gestores do CONDOMÍNIO DE CONSTRUÇÃOEDIFÍCIO MAISON PARC DE FRANCE, Engenheiros Alessandro Carvalho, Gerente da Obra e Joziney Lima da Cruz, Supervisor, pela concessão do estágio e inestimável contribuição para realização deste projeto de conclusão de curso.

RESUMO

A indústria da construção civil é um dos campos de trabalho dos mais arriscados em decorrência da diversidade de profissionais e trabalhadores nãoespecializados envolvidos, tendo maior repercussão em virtude das condições de trabalho e dos aspectos específicos que esta atividade apresenta. Dentre estes aspectos, vale citar entre outros, os relativos ao tamanho das empresas, à curta duração de boa parte das obras, a sua diversidade e rotatividade de mão-de-obra.
Na indústria da Construção Civil, os canteiros de obras são alvo constante dos maisvariados problemas relacionados a Segurança do Trabalho. Devido a natureza da atividade, dificilmente podemos adotar um padrão de procedimentos no que se refere a segurança.
Todavia, a eficiência de um Programa de Segurança do Trabalho, em uma obra, dependerá da participação e colaboração de todas as pessoas envolvidas, desde os serventes até os engenheiros.
É extremamenteimportante que as empresas desenvolvam programas de segurança e saúde no trabalho, alem de dar uma maior atenção à educação e treinamento de seus operários, valendo lembrar que o uso de equipamentos de proteção (EPI e EPC), não evita a ocorrência de acidentes no trabalho; Apenas minimizam suas consequências.
Sem dúvida alguma cada obra tem seus problemas específicos de segurança e, portanto, cadaprograma deverá ser adaptado a realidade e ao meio ambiente onde as atividades serão executadas.
A industria da construção passa por um grande processo de transformação, seja na área de projetos, de planejamento, de equipamentos, como também de pessoal.
E essa é toda a razão desse trabalho... Segurança na Construção Civil.

SUMÁRIO

1. – Introdução.......................................................................................................................... 6

2. – Identificação da Empresa ................................................................................................... 7

3. – A Segurança do Trabalho na Construção Civil................................................................... 8

4. – Atividades desenvolvidas no decorrer...
tracking img