Relatorio de estagio i anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com autores citados liderar é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem motivadas, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Para Chiavenato (2005), liderança é uma influência entre pessoas, quando uma delas age com a intenção de modificar o comportamento da outra. Pode-se dizer que liderança é a melhor e maisimportante ferramenta que a empresa necessita para poder alcançar os seus objetivos e todos os resultados esperados, pois um bom líder consegue influenciar seus liderados a reduzirem gastos, e a produzirem cada vez mais satisfeitos para a empresa.  Durante alguns anos, acreditou-se que os gestores tinham que ter um perfil autoritário, não se preocupava com o clima organizacional, fazendo com que a empresamantivesse seus funcionários desmotivados, pois o único e principal objetivo era obter o lucro, produzindo o maior número possível de produtos em um determinado período. Nos dias atuais, pode-se dizer que ainda temos gestores que adotam esse perfil, mas não podemos considerá-los líderes., pois nenhum funcionário quer ser tratado de maneira indiferente, sem poder dar a sua opinião, afinal osfuncionários devem estar envolvidos nos processos da empresa.
Um líder deve envolver seus colaboradores em um objetivo comum através da sua confiança transmitida e da sua capacidade de comunicação, ligando conceitos, fatos, experiências, planos e objetivos para que seu papel faça sentido aos colaboradores.

Líderes de verdade têm a confiança da equipe, gerenciam as expectativas dos liderados,encorajam e são consistentes em suas ações e atitudes [...] Ser líder é ir além dos procedimentos e processos do setor em que atua, é participar da equipe, conhecendo as pessoas, com as quais trabalha, é perceber que sua equipe é formada por pessoas, portanto seres humanos que pensam, tem expectativas e objetivos diversos. (RH Portal, 2011)

Veremos a partir desse relatório que líder não é mais aqueleque dita regras, temido por todos, controlador de rotinas e funcionários, e sim aquele que consegue conquistar seus funcionários, unidos por objetivos em comum, trabalhando para melhorias na empresa, e conseqüentemente, no seu desempenho. Sendo agora um líder empreendedor.

1.1 Origens da administração

Segundo Chiavenato a administração de empresas nasceu há aproximadamente um século, com ométodo de F. W. Taylor, que buscava mais eficiência na produtividade. Daí então, a motivação do trabalhador passou a ser realizada por meio de incentivos monetários.
Henry Fayol criou os princípios da organização e da administração, pois definiu planejamento, controle, organização, coordenação e direção em uma organização.
Já Max Weber, iniciou os conceitos de burocratização, formalização emanualização, que completou as idéias de Fayol. Em 1930, surgiu a Escola de Relações Humanas, que teve uma posição contrária às escolas anteriores a respeito da forma de dirigir as atividades de uma organização.
Muitas pesquisas foram iniciadas e nas décadas seguintes, foi iniciada uma maneira mais humana de administrar (Teoria Y e Teria X).
Os primeiros trabalhos sobre a Administração deEmpresas aconteceram no século XX, através dos estudos de dos engenheiros Frederick W. Taylor e Henri Fayol. Os dois contribuíram para a Abordagem Clássica da Administração, como é conhecida atualmente.
Cada um deles seguiu um caminho diferente e mesmo que tenham gerado teorias contrárias eles se complementam entre si.
Os trabalhos de Taylor ficaram conhecidos como Administração Científica, e os deFayol como Corrente Anatômica e Fisiologista da empresa.
Taylor começou nas áreas mais baixas da organização a área operária. Ele observava como cada operário trabalhava e verificou que a maioria deles não produzia o que era esperado. Verificou que isso poderia ser um tipo de desmotivação, já que os funcionários percebiam que se eles produzissem mais ou não o salário seria o mesmo. Taylor...
tracking img