Relatorio de estagio supervisionado ed.infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA

ANDRÉA GONÇALVES LEMOS DE SOUZA




RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO








Governador Valadares – MG
Abril de 2012


INTRODUÇÃO

O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9394/96). O estágioé necessário a formação do profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho.
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se emimportante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
O Estágio foi realizado na Creche Escola Gente Inocente, situada à Avenida Washington Luiz, n°1879 ,Bairro: Santa Rita - Governador Valadares -MG.
Em todas as aulas, foram trabalhados diversos conteúdos, de acordo com as faixas etárias, todos correlacionados comas disciplinas do curso de Pedagogia.
Por intermédio de Regência, Observação e Participação, pude de forma clara, concisa e objetiva, auxiliar os professores na construção do processo de ensino aprendizagem de todas as crianças.
Todas as crianças atendidas pela Creche são de baixa renda, uma parte dessas famílias vive em circunstâncias criticas, onde o consumo de drogas, álcool e a violênciafamiliar estão presentes diariamente. Apesar da frágil situação familiar dessas crianças, boa parte dos familiares destes alunos participam do cotidiano escolar dos mesmos por meio de bilhetes, conversas informais com os professores e nas reuniões de pais, trocando informações sobre o comportamento, dúvidas e metodologia de ensino.
A relação entre as crianças e a gestão da escola é consideráveldiante dos problemas apresentados no cotidiano escolar. Estas crianças encontram nos profissionais da escola pessoas com quem podem trocar experiências e juntos realizarem grandes descobertas, encontrando também um ambiente acolhedor.
A rotina da creche é organizada, mas bastante flexível. Está repleta de afeto nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc. As crianças chegampor volta das sete horas da manha, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois tomam banho,jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam porseus pais, que chegam apartir das desesseis e trinta horas. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.
Tendo em vista que a educação infantil é uma etapa muito importante na vida da criança e um dos desafios para sua inserção na comunidade escolar, abordamos uma proposta de intervençãoque tinha por finalidade diagnosticar a prática pedagógica da Instituição de Ensino, visando assim adquirir informações acerca do ensino infantil que é passado a nossas crianças de 0 a 4 anos de idade e proporcionar-nos a oportunidade de intervir, para assim vivenciar e compreender o significado de uma prática pedagógica pautada nas leis que regem o Ensino Infantil.
Sabendo que a escola, depois dafamília é a segunda comunidade das quais as crianças participam e representam grande significado para elas na socialização, na aprendizagem, no desenvolvimento psicológico, físico, emocional e na aquisição dos hábitos e costumes. Fizemos uma intervenção a partir do tema Natureza e Sociedade contemplando a questão da higiene e saúde alicerçada numa proposta interdisciplinar, visando acima de...
tracking img