Relatorio de estagio em docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTALIDADE NO COTIDOANO DO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

Andréa Sousa Soares

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer a discussão a cerca dainstrumentalidade no exercício profissional e enfatizar a importância do conhecimento adquirido na pesquisa e no cotidiano do assistente social. Em vista que o assistente social é um profissional generalista,identificar as demandas contemporâneas significa mergulhar na realidade da sociedade, debruçar se sobre ela, para atender as competências profissionais que vai resultar no exercício profissionalqualificado. Pretendemos também, aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da academia a cerca da instrumentalidade visando desmistificar tal assunto que ainda tem sido tão polemico entre muitosassistentes sociais graduandos e graduados.

Palavras- chaves: Serviço Social, pesquisa e conhecimento.

Introdução

A sociedade ao longo do tempo vem trazendo consigo seus costumes, crenças, hábitosque vão desde um estilo de vesti-se, um nome para denominado objeto ou alimento, como por exemplo, a macaxeira que também é conhecida como aipim em outras regiões, á manifestações religiosas, artísticase culturais, expressões que vão desde o sotaque a formas de violência. E claro, adquirindo novos hábitos que a cada dia torna se mais globalizado devido à tecnologia e outros fatores. Podemos aquidenominar estes costumes antigos como a historia da sociedade e os novos como a historia da sociedade contemporânea. Desta maneira, podemos então começar a imaginar como é importante a pesquisa para oServiço Social e toda sociedade.
A desigualdade social não é mera coincidência. Nem tão pouco se escolhe em que bairro, país ou família se quer nascer. Estas decisões no nosso país foram tomadaspelos colonizadores. Os monarcas decidiram que negros e índios seriam escravos. Motivo pelo qual nos dias de hoje a população em sua maioria negra continua sendo escravizada. Agora escravizada por...
tracking img