Relatorio de estagio de ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2468 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O estágio é nada mais nada menos, uma forma em que o aluno em formação pratica para adquirir o conhecimento prático, ou em casos de professores que estão se aperfeiçoando, ele ajuda no sentido de melhorar sua experiência profissional.
O presente estágio foi realizado na Instituição Colégio Santo Antônio na cidade de Itapuí no período de 14/06/2010 à 25/06/2010 pelasalunas Bruna Batista Garcia, Caroline Mariana Franco Faccioli e Thaís Catharino Conessa.
Os objetivos do Estágio- Ensino Fundamental são: analisar de que forma o professor se comporta em sala de aula, como passa o conteúdo, a organização do seu cronograma, como lhe dar com atividade extracurricular, como organizar a classe para pesquisas, muita vezes incluídas nos planos de aula e nãopodemos esquecer-nos do principal que é o comportamento do aluno, seus medos, suas dificuldades, suas virtudes etc.
Analisando tudo isso, podemos concluir que o estágio nos da uma visão ampla da sala de aula, observamos o professor e também o aluno podendo dar ênfase aos dois lados e também melhorar os dois lados.
Enfim, contém neste relatório todos os dados de identificação daInstituição, horários de funcionamento e níveis que atende, sua Concepção Pedagógica e todos os dados requisitados no relatório de Estágio.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A instituição visitada foi à escola Colégio Santo Antônio, situada na Rua Cecilia Bueno Do Prado nº 81, Irmãos Franchesqui – Itapuí S.P, CEP 17.230.000. Telefones 014-36641560 –E-mail sirlei.lanza@bol.com.br

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento da escola é:
Manhã:
07:00 às 12:15
Tarde:
12:45 às 17:30

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

Os níveis atendidos são:
Manhã: com 4 salas de aulas em funcionamento, sendo elas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Tarde: com 8 salas emfuncionamento, sendo 3 de Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do ensino fundamental;

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A escola, como instituição social, deve possuir o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.
Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição deuma consciência crítica que lhe amplie à visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais dos homens entre si e com a natureza.
A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição de autonomia,fonte de visão prospectiva, fator do progresso econômico, político e social. É o elemento integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania. Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem, em nível pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, oespírito critico, a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade. Desta forma é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir gosto pelo saber, dispor-se a conhecer e desenvolver a capacidade afetiva e possuir visão inovadora.
O professor, como mediadorentre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca inovar e inovar-se.
O homem é um ser bio-psico-sócio-culural que possui necessidades materiais,...
tracking img