Relatorio de estagio - autarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Estágio

Associativismo Participativo no Município de Vila Nova de Poiares

Hélder Rodrigo Ferreira Lopes
Coimbra, Julho de 2010

Ramo: Poder Local



Estágio realizado na:
Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

Orientadora: Dr.ª Cristina Tomàs
Supervisor: Dr. Eduardo Marques

Helder Rodrigo Ferreira Lopes
Coimbra, Julho de 2010
AGRADECIMENTOS

Estetrabalho não teria sido possível realizar sem o apoio e colaboração constante de algumas pessoas a quem manifesto o meu eterno agradecimento.
Tenho de realçar o apoio dos meus pais, pois sem eles nada disto seria possível, tornaram um sonho realidade e o seu constante apoio fizeram com que levasse a cabo a realização desse mesmo sonho.
Agradeço o apoio e a compreensão da minha namorada que em momentosbem difíceis me têm ajudado a ultrapassa-los e que sempre me apoiou em todas as decisões que tenho tomado no decorrer do estágio.
Agradeço à Dr.ª Cristina Tomás, orientadora de estágio e coordenadora do departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Poiares, pelo seu apoio e estímulo no decorrer deste relatório.
Não poderia deixar de agradecer aos restantes elementos do departamento onde oestágio decorreu, pela forma como me receberam, pela boa disposição presente no dia-a-dia, e essencialmente pelo lado humano que sempre me mostraram ter.
Ao Dr. Eduardo Marques, supervisor de estágio e professor do Instituto Superior Miguel Torga, a quem agradeço o seu apoio e o seu constante espírito crítico o que levou a que a entrega e o espírito de trabalho se torna-se centrado nos objectivosestipulados e em busca de novos conhecimentos.
Durante estes três anos da Licenciatura acontecimentos de carácter pessoal surgiram na minha vida familiar, sendo que este relatório é dedicado às minhas avós, sem que mesmo não se encontrem no meu dia-a-dia constituem um “escudo” e uma motivação pessoal:

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros eque, para a maioria, é só mais um dia."
José Saramago



ÍNDICE

INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO I – ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL 7
1. Realidade Local 7
2.1. Vila Nova de Poiares 7
2.2. Contexto sócio-económico 8
2. Caracterização Institucional 9
3.3. Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares 9
3.4. Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares 103.5. Competências/atribuições da Câmara Municipal 11
3.6. Competências dos Serviços de Acção Social 12
3. Políticas Sociais Locais 13
CAPÍTULO II – PODER LOCAL E SERVIÇO SOCIAL NA AUTARQUIA 14
1. História do Poder Local 15
2. Serviço social na autarquia 16
CAPÍTULO III – ENQUADRAMENTO TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO 18
1. Conceitos 20
2. Asdads 25
CAPÍTULO IV –PROJECTO DE TRABALHO 30
1. HK 31
CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
ANEXOS 40
BIBLIOGRAFIA 50






INTRODUÇÃO

O presente trabalho surge no âmbito do estágio curricular (estágio I), fazendo este parte do plano curricular de sete semestres da Licenciatura de Serviço Social. O presente estágio está a decorrer na Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, no Sector de Acção Social, sob aorientação da Dr.ª Cristina Tomás e com a respectiva supervisão a cargo do Dr. Eduardo Marques.
O estágio iniciou-se em 15 de Fevereiro de 2010 e terá o seu final em Julho de 2010.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares foi escolhida para a realização do presente estágio, devido ao facto de estar associado a programas e projectos que se enquadram nas políticas e medidas sociais da realidadePortuguesa. Desta forma permite que seja fornecido o conhecimento e a prática profissional do Serviço Social enquanto profissão.
Este momento do plano de estudos em vigor (estágio I), permite que se possam desenvolver maiores capacidades para além das quais têm vindo a ser adquiridas através da teoria apreendida durante os vários anos da Licenciatura. Este momento prende-se com o facto do...
tracking img