Ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado

Prefácio
necessidade de proteger o meio ambiente é um consenso crescente. entre as ameaças à estabilidade do Planeta, duas se destacam: a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global, que motivaram, inclusive, acordos internacionais para deter os fenômenos em curso. o que poucos sabem é que osgases que usamos no dia-a-dia para a refrigeração e ar condicionado são vilões nestes dois fenômenos. e mais, que a boa manutenção de equipamentos pode ser uma atitude com resultados concretos para a proteção do meio ambiente. de fato, os cfcs e Hcfcs usados nestes aparelhos são gases que não só destroem a camada de ozônio como são também agentes do efeito estufa. Boas práticas de manutenção evitam ovazamento destes gases e seu efeito nocivo na atmosfera. Quando há vazamento, os equipamentos consomem mais energia, o que é ruim para o ambiente e para a empresa, que gasta mais com a conta de luz. o Brasil, tal como outros 192 países, é signatário do Protocolo de Montreal, um acordo internacional que visa a eliminação das substâncias que destroem a camada de ozônio. tal como os cfcs e Hcfcs,nos próximos anos terão seu consumo compulsoriamente diminuído e posteriormente eliminado. uma boa manutenção, além de diminuir os custos com energia elétrica, também ajudará o Brasil a cumprir suas metas com o Protocolo. o aprimoramento das boas práticas em manutenção, objetivo deste manual, é um dos primeiros resultados do acordo de cooperação assinado entre a aBras, a aBraVa e o Ministério doMeio ambiente, que visa diminuir o consumo destas substâncias. trata-se de uma atividade em que ganham os estabelecimentos, com a economia de recursos, ganham os trabalhadores, que se aprimoram na sua atividade, e ganha o meio ambiente.

A

Manual de Boas Práticas eM suPerMercados Para sisteMas de refrigeração e ar condicionado

Introdução
upermercadistas, este Manual de Boas Práticas emsupermercados tem como principal objetivo conscientizar os empresários e todos os profissionais do setor envolvidos na compra, operação e manutenção de equipamentos refrigerados e ar condicionado da importância das boas práticas para economizar energia e diminuir custos, evitando o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio do Planeta*. Hoje os sistemas de refrigeração dos supermercados são osgrandes responsáveis pelo uso de substâncias que destroem a camada de ozônio-sdos, os clorofluorcarbonos-cfcs (usados pelo setor especialmente nos anos 70) e os hidroclorofluorcarbonosHcfcs (mais conhecidos como r22). só para se ter uma idéia do dano causado por essas substâncias:

S

.: uma única molécula de cfc destrói 1.000 moléculas da camada de ozônio. .: o r22 colabora até 1.780 vezes maispara o aquecimento global, que gases naturais (mudança do clima da terra). Pelos danos que podem causar à camada de ozônio que protege a terra, esses gases vão ser aos poucos eliminados. o Protocolo de Montreal – acordo internacional com o objetivo de proteger a camada de ozônio – já determinou a eliminação completa dos cfcs, que hoje só é utilizado em equipamentos de refrigeração antigos. agora é avez dos Hcfcs, principais substitutos dos cfcs, serem eliminados a partir de 2015 com congelamento do nível de consumo já em 2013. isso mesmo, o gás que os supermercados mais utilizam, o r22, terá seu nível de consumo congelado no prazo de 4 anos e começará a ser eliminado em seis anos. É hora de planejar a troca de equipamentos e de selecionar alternativas, já que existe mais de uma opção detroca, com vantagens e desvantagens, e os custos envolvidos são grandes. Por isso, o acordo de cooperação técnica (act), assinado pelas entidades em março de 2008, além deste manual prevê outras ações, como o desenvolvimento de atividades para incentivar a troca ou a reforma dos equipamentos antigos que operam com essas substâncias prejudiciais ao meio ambiente. Mas o ponto mais importante, e no...
tracking img