Relatorio de circuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

CORRENTE CONTÍNUA:

Figura 2: Esquema simplificado Gerador Ideal C.C
Figura 2: Esquema simplificado Gerador Ideal C.C
O fluxo de elétrons dá-se apenas num sentido. C. C.Constante: A tensão/corrente é constante. Obtém-se a partir de pilhas, baterias, dínamos, fontes de tensão, retificação de corrente alternada. C.C.Variável: A tensão/corrente varia. Obtém-se a partir defontes de tensão.

GERADOR DE CORRENTE CONTÍNUA:

Gerador de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica ou energia elétrica em mecânica (motor). Conformeas características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores). Além disso, quando se trata de um gerador de corrente continua,os mesmos princípios que formam a base de operação de maquina de corrente alternada e de corrente continua são governadas pelas mesmas leis fundamentais

Gerador de Corrente Contínua Ideal: é um dispositivo que  mantém a tensão entre dois pontos constante mesmo que a corrente varie. Um gerador de corrente ideal fornece uma corrente constante (IS) para uma carga (RL), independente da carga,portanto independente da tensão. A figura 1 mostra  o símbolo e a curva característica correspondente. 

Entretanto, para um gerador de

tensão real, há desvios das características ideais, uma vezque os elementos que o formam apresentam diversos tipos de perdas, sendo a mais importante a perda por efeito Joule. O gerador de tensão real pode ser modelado associando-se a perda por efeito Joule auma resistência interna Ri em série com o gerador ideal E. Se nenhuma carga é ligada ao gerador, não há queda de tensão na resistência interna, pois não há corrente elétrica, sendo a perda nula.
Aequação característica de um gerador de tensão real pode ser obtida aplicando-se a Segunda Lei de Kirchhoff na malha formada pelo gerador ideal E, pela resistência interna RI e pela carga RL: Vs= E-...
tracking img