Teoria classica e teoria cientifica qual a diferenca de fayol para taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria cientifica Frederick Taylor

Inicialmente, Taylor trabalhava nas bases da produção, Focando sua atenção no comportamento dos operários, Nos equipamentos utilizados e como esses fatores influenciavam No resultado final. Na época, a produção não era padronizada,
O que significa que cada operário realizava sua tarefa da forma como achava melhor, e também realizava todo o processo, docomeço ao fim da fabricação de cada produto. Este foi o ponto de partida para o trabalho de Taylor. Taylor viu que todos os operários ganhavam a mesma remuneração, quer trabalhassem com mais rapidez, quer fizessem bem menos do que eram realmente capazes. Isso foi identificado como um problema, Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais, e era a Administração quedeveria cuidar para que isso ocorresse. Outro ponto importante foi à racionalização do processo de produção, ou seja, em vez de cada operário fabricar o produto do começo ao fim, o processo inteiro seria dividido racionalizado, de forma que cada operário teria uma determinada tarefa.

ALGUNS PRINCIPIOS DA ADMINISTRACÃO CIENTIFICA.

Substituição docritério individual do operário por uma ciência
Seleção e aperfeiçoamento cientificam do trabalhador que estudado, instruído, treinado e, pode se dizer experimentado em vez de escolher ele os processos e aperfeiçoar se por o caso:
Cooperação intima da Administração com os trabalhadores de modo que façam juntos o trabalho, de acordo com as leis cientificas desenvolvidas em lugar, de deixar a solução decada problema individualmente à critério do operário.

Administração Científica
No qual ele se preocupou em fazer da Administração uma atividade mais científica do que empírica, como era até então, lançando, assim, o conceito de Administração Científica. Nesta fase, Taylor já possuía uma ideia muito mais precisa do que era fundamental a ser modificado,para que fosse substituído o tipo de administração nas empresas. Para Taylor, haviam três problemas básicos que afetavam diretamente a produção: a vadiagem sistemática dos operários, a falta de conhecimento técnico da parte administrativa e a falta de um padrão a ser seguido.
A Vadiagem Sistemática Primeiramente era difundida quanto menos o operário trabalhasse mais operário seriam necessáriospara realizar a tarefa completa, de forma que todos teriam emprego garantido. A própria administração, como era feita, levava as pessoas a acreditar nisso.
A Administração Científica é uma combinação de “Ciência em lugar de empirismo”. Harmonia em vez De discórdia. A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamenterelacionados com a tarefa executada pelo
Trabalhador.
A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos.

Divisão do Trabalho Especialização do Operário

A análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimento nos Estados Unidos provaram a restruturação dos operários eliminando os movimentos desnecessários economizando energia e tempo. A divisão do trabalho e a especialização do operário a fim deelevar sua produtividade. O operário se especializa una execução de uma única tarefa.

Estudo da Fadiga
Seriam movimentos inúteis na execução de uma tarefa. Uma execução econômica dos movimentos uteis Taylor verificou que, com a fadiga o trabalhador terá a diminuição da produtividade e qualidade no trabalho, estará correndo riscos de acidentes de trabalhos,e doenças. A lei aplica-se somente aos trabalhadores em que atingido pela capacidade do homem pela fadiga. E a lei do trabalho penoso, correspondente ao cavalo de carruagem, em lugar do cavalo de corrida. Praticamente todo este trabalho consiste em movimentos de extensão do braço do trabalhador, em outras palavras, a forca do homem se exerce para empurrar ou puxar alguma coisa que ele puxa com...
tracking img