Relatorio de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria:
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos que possuem um corpo fusiforme e que realizam a hematose branquial (trocas gasosas através das brânquias).
O peixe possui umacirculação sistémica simples, pois o sangue (venoso) passa uma única vez no coração (circulação sistémica) e possui apenas uma aurícula e um ventrículo (simples). O percurso do sangue tem diferentesfases. Do ventrículo, o sangue venoso é bombardeado para as brânquias, onde recebe oxigénio e de onde parte para todas as células do corpo. Ao nível dos diferentes órgãos, o sangue cede oxigénio enutrientes e recebe dióxido de carbono, regressando ao coração entrando na aurícula. Durante a circulação, o sangue passa em duas redes capilares, uma ao nível das brânquias e outra ao nível dos órgãos.
Oprocesso que desencadeia o movimento da água (ventilação), é controlado pela coordenação dos movimentos da boca e dos opérculos. Com as fendas operculares fechadas , a água entra pela boca e pelacontracção desta, passa para a faringe, até as câmaras branquiais e sai pelas fendas operculares que se abrem.
Diz-se que existe um sentido contracorrente, porque o sangue flui no sentido contrário aoda água. Assim, á medida que o sangue pobre em oxigénio vai passando por zonas em que a água, com muito oxigénio, circula em sentido inverso, o oxigénio vai passando por difusão simples para o sangue eo dióxido de carbono para a água.
Cada Brânquia é suportada por um arco ósseo e é constituída por duas fiadas de filamentos branquiais, que são subdivididos em inúmeras lamelas branquiais. Nointerior destas , existe uma rede de capilares onde se realizam as trocas gasosas, a que dá o nome de difusão indirecta.
O peixe é um animal poiquilotérmico, porque não consegue regular a sua temperaturacorporal, sendo assim esta varia consoante a temperatura do meio ambiente, como a sua actividade metabólica.

Conceitos:
Constituintes do peixe, hematose branquial, seres poiquilotérmicos,...
tracking img