Relatorio celula da mucosa bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo da célula
Observação de células da mucosa bucal
Relatório apresentado à disciplina de Biologia Celular, do curso de Nutrição -CEUT –Centro de Ensino Unificado de Teresina/como requisito parcial para obtenção de nota sob a orientação da Prof.ª Maria José Soares Monte.
Teresina-PI
2013
SUMÁRIO
1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------12. Parte experimental ------------------------------------------------------------------2
3. Materiais utilizados. ------------------------------------------------------------------2
4. Procedimentos experimentais.------------------------------------------------------2
5. Resultados----------------------------------------------------------------------------3
6. Discussão -----------------------------------------------------------------------------5
7. Conclusão ----------------------------------------------------------------------------- 6
8. Bibliografia Consultada -------------------------------------------------------------7





1. INTRODUÇÃO
Apresenta-se aqui, o relatório da aulaprática realizada no laboratório de Biologia Celular no – Laboratório na presença da Professora Maria José e da turma do curso de Nutrição – Bacharel. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maiorclareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal.
Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. O microscópio óptico, também chamado microscópio de luz, possibilitou o descobrimento das células. Com os avanços tecnológicos,já existem diversos estudos que demonstram de forma completa a composição celular.
Segundo Junqueira e Carneiro (2005), embora seja possível o estudo microscópico de células vivas, muitas vezes há vantagem em obter um preparado permanente (lâmina) no qual as células ficam preservadas, isto é, fixadas e coradas, para melhor demonstração dos seus componentes. Um preparado permanente ideal deveriamostrar as células com a mesma estrutura microscópica e composição química que possuíam quando vivas. Isso, entretanto, não é possível, e todos os preparados apresentam artefatos, que são alterações produzidas nas células pelas técnicas utilizadas.


2.Objetivos:
1. Preparar lâmina “a fresco” das células da mucosa bucal com coloração.
2. Identificar as estruturas celulares visíveis aomicroscópio;
3. Identificar a importância do uso de corantes no estudo das estruturas celulares;




1


3.Materiais Utilizados:
1. Microscópico Óptico;
2. Lâmina;
3. Lamínula;
4. Espátula descartável;
5. Corante (azul de metileno);
6. Material-Amostra da Mucosa Bucal.

4.Procedimento Experimental:

• Com a espátula, raspou-se levemente a parte interna da mucosa bucal; Foi espalhadosobre a lâmina de vidro o material coletado , adicionou-se o corante (azul de metileno). O material presente na lâmina foi coberto com uma lamínula de vidro, posicionou-se a lâmina no microscópio óptico observou-se o material com a objetiva de 4x de aumento, depois se observou o material com a objetiva de 40x de aumento.





2





5.RESULTADOSobj: 40x

Observações:
O corante azul de metileno utilizado nesta atividade experimental corou o núcleo, o que vai de encontro á sua função que é precisamente evidenciar esta organela. O núcleo se cora melhor por que dentro dele esta o nucléolo que se cora mais...
tracking img