Relatorio blocos ceramicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório
Blocos Cerâmicos










1º semestre 2012


INTRODUÇÃO
Foram realizados inspeção geral e por ensaios com blocos cerâmicos de vedação nas datas 14 de março e 21 de março do presente ano (2012).
No dia 14 de março houve ensaios visuais de identificação, inspeção visual e geométrica nos blocos cerâmicos de vedação. Para continuação dos ensaios em blocoscerâmicos de vedação, agora em função de suas características físicas e mecânicas, no dia 21 de março, os ensaios físicos e mecânicos foram realizados. Ensaios estes acontecidos no LEM (Laboratório de Ensaio e Materiais) supervisionados pela Professora Eliane Kraos, entre às 14h e 16h.
A inspeção geral foi feita tendo como objetivo verificar se os blocos apresentam identificação por amostragemsimples e suas características visuais por amostragem dupla.
Os ensaios foram feitos tendo como objetivo determinar as características geométricas, físicas e mecânicas dos blocos cerâmicos de vedação e a partir dos resultados, qualificar e definir como aceitáveis ou recusáveis seu respectivo lote.
O processo de aceitação ou recusa é feito a partir das especificações das normas técnicas da ABNT NBR15270, estas que fixam os requisitos geométricos, físicos e mecânicos, bem como as tolerâncias a serem exigidos por lotes de blocos de cerâmica de vedação.
Os blocos cerâmicos, ou tijolos, como são popularmente conhecidos, são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural.Os blocos de vedação tem a função principal de suportar o peso proprio daalvenaria da qual faz parte.
Todo conjunto de blocos constituintes de um pedido deve ser dividido em lotes de até 100000 blocos ou fração.
Amostra – de cada lote retira-se aleatoriamente um número de blocos para fazer as inspeções, com intuito de verificar se o lote , representado por esses blocos , está aprovada ou não. A amostra pode ser constituída por um número diferente de blocos, em funçãodo tipo de inspeção :
- amostragem simples constituída por 13 blocos;
- amostragem dupla constituída por 13 blocos + 13 blocos.
- amostragem simples constituída por 6 blocos.



METODOLOGIA
A inspeção geral foi feita tendo como objetivo verificar se os blocos apresentam identificação por amostragem simples e suas características visuais por amostragem dupla.
•Identificação - Uma vezutilizados para fins comerciais, é obrigatório, conforme a NBR, que o bloco cerâmico de vedação traga, em qualquer de suas faces externas, a identificação do fabricante ou do bloco, em baixo relevo ou reentrância, e com as dimensões do bloco explícitas na forma L x H x C, medidas estas em cm.
•Inspeções Visuais - os blocos cerâmicos não devem apresentar deformações ou irregularidades (como trincas,fissuras) que comprometam o bloco.
Os ensaios foram feitos tendo como objetivo determinar as características geométricas, físicas e mecânicas dos blocos cerâmicos de vedação e a partir dos resultados, qualificar e definir como aceitáveis ou recusáveis seu respectivo lote.
•Características Geométricas –
I – DIMENSÕES DAS FACES: Segundo o próprio nome, delimita a superfície do bloco, valor dadocomo largura, altura e comprimento.
II – DIMENSÕES DAS PAREDES E SEPTOS:Delimita a espessura das paredes externas e dos septos, também conhecido por paredes internas. São escolhidos quatro pontos das paredes externas e dois dos septos
III – DESVIO EM RELAÇÃO AO ESQUADRO:Neste ensaio, apoiamos o instrumento de medição na direção de um plano perpendicular a face do bloco, desejando que haja umperfeito encaixe. No caso de imperfeições e irregularidades nas faces do bloco, desvios serão identificados e medidos.
IV - PLANEZA DAS FACES:Neste ensaio, apoiamos o instrumento de medição na direção de um plano diagonal ao bloco. Havendo imperfeições ou irregularidades nas faces do bloco, desvios conhecidos por flechas serão identificados e medidos.
• Características Físicas – esses ensaios...
tracking img