Relato empresarial fcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA EM GESTÃO





RELATO EMPRESARIAL














ESTUDO DE CASO


FUTEBOL CLUB DO PORTO – FUTEBOL, SAD


Relatório e Contas 2010/2011











Docente da Unidade Curricular


Professor João Bicho








Composição do Grupo de Trabalho:


Ana Morais – 2010480


Cátia Marques - 2010011


Joana Rodrigues - 2010058


VeraRamos - 2010694








Lisboa, 27 de Maio de 2012





ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO 1
2.ENQUADRAMENTO 2
3. RESULTADO POR ACÇÃO 6
4. PROVISÕES 8
5. ACTIVOS INTANGÍVEIS 11
6. CONCLUSÃO CRÍTICA 13
7. BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
ANEXOS i
ANEXO 1 i
ANEXO 2 i
ANEXO 3 ii
ANEXO 3A v
ANEXO 4 vi
ANEXO 5 vii
ANEXO 6 vii
ANEXO 7 viii
ANEXO 8 viiiANEXO 9….. …. ix
ANEXO 10 x
ANEXO 11 xi
ANEXO 12 xiii





1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho, Estudo de caso: Futebol Club do Porto – Futebol, SAD, Relatório e Contas 2010/2011, surge no âmbito da Unidade Curricular de Relato Empresarial e tem como objetivo a análise das demonstrações financeiras, com enfoque nas rubricas resultados por ação, provisões e ativos intangíveis,apresentadas no  Relatório e Contas 2010/2011 do Futebol Clube do Porto (FCP) – Futebol, SAD.
O trabalho é iniciado com um breve enquadramento, no qual é efetuada uma análise aos principais componentes do relato empresarial, presentes no Relatório e Contas em estudo, atendendo aos pressupostos expostos no Código das Sociedades Comerciais, às Recomendações publicadas pela Comissão de Mercados eValores Mobiliários (CMVM) e à Norma Internacional de Contabilidade (IAS) 1.
Segue-se a análise à norma internacional IAS 33 efetuando o devido paralelismo com o Relatório e Contas em apreço. A IAS 33 visa prescrever os princípios para a determinação e apresentação de resultados por ação, tendo em vista melhorar as comparações de desempenho entre diferentes entidades no mesmo período de relato e entreperíodos de relato diferentes para a mesma entidade.
No âmbito da Norma Internacional de Contabilidade, IAS 37 e das recomendações da CMVM, serão analisadas as Demonstrações Financeiras e Anexo 18 da F.C. Porto, SAD com o objetivo de verificar se são cumpridos todos requisitos. É importante que as empresas cotadas em bolsa elaborarem as suas contas individuais de acordo com as normasinternacionais de contabilidade (IAS/IFRS). Deste modo, deverá ser divulgada, nos anexos às demonstrações financeiras individuais e consolidadas, informação respeitante a operações não incluídas no balanço, assim como a sua explicação detalhada.
Seguidamente, trata-se da problemática dos ativos intangíveis no âmbito da organização em análise. O principal ativo intangível apresentado no relatório de gestão daFCP Futebol SAD é o plantel de jogadores. Procurou-se compreender, à luz da norma internacional IAS 38, em que medida os jogadores podem ser classificados como ativos intangíveis e, de acordo com a mesma norma, se o relatório em análise presta toda a informação necessária para a compreensão desta rubrica.
Por último é apresentada uma conclusão crítica das rubricas acima mencionadas.
Em anexosão expostas as partes relevantes do Relato Financeiro e excertos do Relatório e Contas em estudo justificativas da análise tecida.





2.ENQUADRAMENTO

Enquadrar-se-á o Relatório e Contas 2010/2011 do Futebol Clube do Porto (FCP) – Futebol, SAD nos pressupostos presentes no Código das Sociedades Comerciais, nas Recomendações publicadas pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM)e nas Normas Internacionais de Contabilidade (IAS).
De acordo com o ponto 1, do artigo 65º do Código das Sociedades Comerciais (CSC) os membros da administração devem elaborar e submeter aos órgãos competentes da sociedade o relatório de gestão, as contas do exercício e demais documentos de prestação de contas previstos na lei, relativos a cada exercício anual[1]. Partindo do presente artigo,...
tracking img