Relat rio de Polarimetria

2353 palavras 10 páginas
Universidade Federal Do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Química Analítica e Físico-Química
Curso: Farmácia
Disciplina: Físico-Química Aplicada A Farmácia

Relatório 02: Prática de Polarimetria

Professora: Adriana Nunes Correia
Aluna: Iasmim Crispim Alencar Braga
Matrícula: 359465

Introdução

As propriedades da interação da luz com a matéria são os pontos primordiais para a existência dos métodos analíticos ópticos. Essas técnicas são amplamente empregados em diversos campos com a finalidade de pesquisa, análise ou estudo de materiais presentes do cotidiano.
Segundo alguns dos conceitos da Física, a luz é dita como onda eletromagnética porque ela foi descrita como uma oscilação de um campo elétrico e de um campo magnético se propagando no espaço. A luz, por ter um comportamento dual (onda – partícula), pode ser analisada sobre perspectivas distintas, ora partícula, ora onda. De acordo com a teoria da luz sobre a forma de ondas, (ondulatória,) a luz se propaga através de um movimento ondulatório e por um plano de vibração, ou seja, a luz eletromagnética se propaga através de diferentes vibrações, em infinitos planos. O que teoricamente deveria formar um movimento sobre a forma de um espiral. Através da desconsideração das vibrações em planos distintos, tem-se a luz polarizada, o que implica dizer que a mesma, consiste basicamente na existência de vibrações em um único plano.

Figura 1: Representação da distinção entre a forma da luz polarizada, e da luz não polarizada.
A luz pode ser polarizada linearmente, quando a orientação é única e fixa, não variando ao longo da direção do feixe luminoso ou circularmente quando a orientação varia gradualmente ao longo da direção,rodando no sentido horário ou anti-horário.

Como pode ser detalhado nas imagens acima, observa-se que, tratando-se da luz polarizada, as vibrações correspondentes a todos os pontos de um raio luminoso se fazem em uma única direção perpendicular ao raio. O que não ocorre na luz

Relacionados