AN LISE SOBRE A ANATONIA LOCOMOTORA DA BRA ADA NO NADO CRAWL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

O nado crawl é considerado um dos estilos da natação mais simples e difundidos entre todos os que existem. De simples execução, este nado é geralmente o primeiro que se é ensinado. Eleé constituído de duas grandes fases: a submersa (ou aquática) e a aérea (ou de recuperação).


A FASE SUBMERSA (OU AQUÁTICA)

A primeira, a fase submersa (ou aquática) tem como característicaprincipal a execução de quatro movimentos: a entrada (ou varredura para fora), o apoio (ou varredura para baixo), a tração (ou varredura para dentro) e o empurrão (ou varredura para cima).


Fonte: MaterialDidático do Prof. Kleilson Albuquerque (Estácio-FaSe)

A entrada (varredura para fora) é o movimento inicial da braçada do nado crawl. Nele, os braços ficam ligeiramente flexionados, sendo que oprimeiro contato do membro superior com o meio líquido se dá pela ponta dos dedos. Com o membro superior dentro do meio líquido, há a perda de velocidade, devido resistência empregada pela água em contatocom esta parte do corpo.
Nesse primeiro momento de flexão, uma série de músculos são solicitados pelo sistema locomotor. Entre eles figuram:
O deltoide, em suas fibras anteriores;
O bíceps braquial.É importante ressaltar a função do manguito rotador neste (e em muitos outros movimentos) da natação. Seu papel estabilizador dos movimentos da articulação do ombro. Por ser uma atividade que exigemovimentos repetitivos, não é incomum nadadores sofrerem de tendinite de fricção do manguito rotador quando não utilizam uma técnica eficiente. A falta de aquecimento antes das provas podem contribuirpara esta lesão.
Na etapa do Apoio (varredura para baixo) é caracterizado pelo movimento curvilíneo das mãos para baixo. De acordo com Andries Júnior et al (2002) “Durante esta fase, busca-se um pontode apoio para iniciar a tração do movimento eficiente”. Percebe-se assim que o trabalho dos músculos do antebraço, com destaque para o músculo flexor longo do polegar, é relevante.


Fonte:...
tracking img