Relat rio de Viscosidade dos l quidos

3982 palavras 16 páginas
Universidade Federal Do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Química Analítica e Físico-Química
Curso: Farmácia
Disciplina: Físico-Química Aplicada A Farmácia

Relatório 04: Prática de Viscosidade dos Líquidos

Professora: Adriana Nunes Correia
Aluna: Iasmim Crispim Alencar Braga
Matrícula: 359465

Introdução

Viscosidade é a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjascente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento.
A viscosidade é a conseqüência do atrito interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento. Para compreeendermos melhor, podemos imaginar um cilindro contendo um liquido (Imaginemos também este líquido se organizando de modo a formar inúmeros cilíndros, uns na região central e outros mais próximos as paredes do tubo), onde este cilíndro vai apresentar uma abertura no início e uma no final. A medida que o líquido escoa a viscosidade atua, fazendo com que os cilíndros formados pelo líquido na região central escoem com maior velocidade que os cilíndros das regiões laterais, esse fenômeno é explicado através da afinidade entre opostos e repulsão entre semelhantes, pois como na região central é formado apenas por líquido, eles tendem a se repelir, percorrendo o cinlíndro com maior velocidade, já nas laterais o líquido entra em contato com as paredes do tudo, onde vai ocorrer uma “atração” maior, por serem opostos, um líquido outro sólido e devido a isso o líquido percorre o tubo com menor velocidade.

Reologia é a ciência que trata das deformações e fluxo de materiais causados pela aplicação de uma força. No âmbito das ciências biológicas e farmacêuticas, o estudo da reologia é indispensável para

Relacionados

  • Relat Rio Viscosidade De Um L Quido
    784 palavras | 4 páginas
  • tecnologia
    7031 palavras | 29 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas