Relat Rio 8 Pnitroanilina

857 palavras 4 páginas
Campus de São José do Rio Preto

Prática VIII

Síntese da p-nitroanilina

São José do Rio Preto, 16 de Dezembro de 2014
1. Introdução
Nitroderivados, quando líquidos possuem odores característicos e são insolúveis em água, com grande índice de refração em uma densidade maior que a unidade. São sólidos cristalinos em sua maioria, sendo que a maioria dos nitroderivados é ligeiramente colorida, geralmente de um tom amarelado: a intensidade da cor aumenta com o número de radicais nitro. Há alguns fatores principais durante as sínteses orgânicas, especialmente via nitração: agitação, solubilidade e temperatura. A agitação faz com que a velocidade de reação nas fases aquosa e orgânica seja constante. Além disso, é necessário conhecer a solubilidade dos nitro compostos.
A p-nitroanilina é usada como intermediário na fabricação de corantes, antioxidantes, fármacos, gasolina, remédios para aves, e inibidores de corrosão. É tóxica quando inalada, ingerida ou absorvida e deve ser manuseada com cuidado. Também, é particularmente nociva para todos os organismos aquáticos e pode causar danos em longo prazo ao meio ambiente se despejada como poluente. Esta amina possui o grupo amino com uma basicidade relativamente alta, o que lhe permite, em pH baixo, agir como um nucleófilo (base), aceitando um próton.
A síntese da p-nitroanilina é feita a partir da hidrólise ácida da p-nitroacetanilida com água e ácido sulfúrico, que formará um sal de amônio quaternário que, com a adição de solução aquosa de hidróxido de sódio, será liberado, dando origem à p-nitroanilina e alguns sais como subproduto.

2. Objetivo:

Obtenção e caracterização da p-nitroanilina tendo como partida a p-nitroacetanilida em meio ácido.

3. Preencha a tabela abaixo com as propriedades das substâncias a serem utilizadas:
Substâncias
Características Físico-Químicas
Toxicidade

P.F.

Relacionados