Relatório do filem o último imperador

444 palavras 2 páginas
O Último Imperador

Resumo do filme :
Pu Yi (John Lone) passou seus primeiros 24 anos de vida fechado na Cidade Proibida onde, aos três anos de idade, havia sido elevado ao posto de imperador da China. Nesse ambiente fechado vivia cercado de todos os cuidados normalmente dispensados aos imperadores, o que lhe garantia privilégios e mordomias dos mais variados tipos.
Não tinha contato com seu povo, desconhecia as dificuldades pelas quais passavam seus súditos, era assessorado por ministros e secretários muitas vezes inescrupulosos e, com certeza, não desconfiava das alterações pelas quais passaria muito brevemente o seu país.
Surpreendido por um golpe de estado que fez surgir a república na China, teve que sair da Cidade Proibida e iniciar uma verdadeira epopéia rumo a seu destino final. Na década de 1930 foi utilizado como testa de ferro pelos japoneses no comando de um novo país no território chinês, chamado de Manchukuo.
Em 1949 viu a ascensão de um forte movimento de bases populares liderado pelo socialista Mao-Tsé-Tung chegar ao poder e todos os símbolos relacionados ao passado imperial sofrerem intensas e violentas perseguições por parte do novo regime.
Seus dias pareciam contados, seu passado glorioso como imperador era apenas uma lembrança esmaecida com o passar dos anos; atrás das grades do novo sistema, Pu Yi estava condenado a purgar, a pagar pelo luxo e pela ostentação burguesa condenada pelos artífices do socialismo...

Contexto Histórico :

O contexto é bem complexo, pois o filme resgata a história da China ainda imperial no início do século XX, passando pela proclamação da república em 1911, até a revolução comunista que proclamou a República Popular da China em 1949. No início do século a China foi retalhada pelo neocolonialismo, sendo que o filme dá ênfase à crueldade do imperialismo japonês.

As décadas de 1920 e 1930 que antecedem a Segunda guerra mundial, aqui também são representadas pelo choque político-ideológico entre comunistas,

Relacionados

  • Cartas apostolicas
    40849 palavras | 164 páginas
  • Introdução a Br'it Chadasha
    194752 palavras | 780 páginas
  • COMENTARIO HENDRIKSEN 1 E 2 TESSALONISSENSES COLOSSENSES E FILEMON 1
    214976 palavras | 860 páginas