Relatório da visita técnica metalúrgica hassmann 13/10

1278 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA METALÚRGICA HASSMANN 13/10

...

Lajeado, outubro de 2011.

Dados da Empresa A empresa foi fundada em 1955 no município de Imigrante, no Rio Grande do Sul e atualmente é constituída por 230 funcionários e certificada pela ISO 9001. Se destaca na área de fixadores, tendo capacidade de produção de 20 mil tipos diferentes de parafusos, rebites e peças especiais, visando sempre a qualidade, estoques e adaptação as necessidades do mercado. A Hassmann tem sua produção voltada especialmente para as indústrias automotivas, equipamentos agrícolas e áreas eletroeletrônicas.

Dados da CIPA / SESMT Tendo uma CIPA constituída e contando com a presença de dois técnicos de segurança no trabalho durante a jornada de trabalho, os treinamentos são aplicados semanalmente em uma sala localizada dentro de um dos pavilhões da metalúrgica, possibilitando manter o número de acidentes no trabalho com afastamento muito baixo. A empresa tem a consciência de que de 2005 para os dias atuais muitas foram as modificações que visaram a melhoria contínua na execução do trabalho dos funcionários, porém muito ainda há de se fazer para que o processo executivo tenha mais segurança e menos riscos aos trabalhadores.

Percepção dos riscos: qualitativos / quantitativos Durante a visita ficou muito claro que os principais fatores de risco quantitativos dentro da empresa são os ruídos gerados pelas máquinas, o forte odor dentro dos pavilhões e a poeira emitida pelas máquinas. Também foi possível observar que alguns funcionários, talvez por falta de treinamento ou pelo fato de quererem demonstrar gentileza, permitiam que os visitantes subissem em máquinas, entrando em zonas de risco para pessoas sem treinamento.
Além disso, algumas máquinas possuíam válvulas sem nenhuma forma de bloqueio físico, ou seja, podiam ser abertas a qualquer hora e por qualquer pessoa através de um choque entre a válvula e o

Relacionados

  • oioioi
    2298 palavras | 10 páginas
  • Otimização de movimentação interna da empresa bollhoff service center ltda.
    11808 palavras | 48 páginas
  • Genética
    129276 palavras | 518 páginas