Solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos de solda
Antes da década de 1880, a soldagem era realizada apenas na forja do ferreiro. Desde então a marcha da industrialização e duas guerras mundiais influenciaram o rápido desenvolvimento da soldagem moderna. Os métodos de soldagem básicos – soldagem por resistência, soldagem a gás e soldagem a arco – foram todos inventados antes da Primeira Guerra Mundial. Porém, durante o início doséculo XX, a soldagem e corte a gás foram dominantes para a fabricação e trabalhos de reparo. Somente alguns anos depois, a soldagem elétrica ganhou semelhante aceitação.

Algumas datas dos processos de soldagem:

· Pré História Idade – Media → Soldagem por Forjamento – Importância estratégica;
· 1500 – 1900 → Alto – Forno; Ferro Gusa – Fundição;
· 1809 → Arco Elétrico
· 1885 → 1° Patente;· 1890 → Eletrodo Nu;
· 1907 → Eletrodo Revestido;
· 1914 → Importância Industrial;
· 1926 → TIG;
· 1948 → MIG;
· 1953 → MAG;
· 1954 → Arame Tubular;
· 1957 → Plasma e Feixe Eletrônico;
· 1958 → Eletroescória;
· 1960 → Laser;
· Atualmente → Mais de 50 processos usados industrialmente.
Existem vários tipos de solda que se pode escolher no momento de unir peças de metal, mas o processoideal de soldagem vai depender de fatores como tamanho da peça a ser soldada, tipo de metal, espessura, temperatura de soldagem, tipo de corte de solda, entre outros fatores. Os meios mais eficazes de soldagem de metal também têm relação com o nível de habilidade da pessoa que está fazendo o trabalho, além dos equipamentos que serão usados, como tochas e maçaricos.
Basicamente soldagem é oprocesso no qual as peças de metal de base são fundidos e unem-se a outros materiais com as mesmas características do metal de base. A soldagem é realizada com a aplicação de diferentes fontes de calor, como uma chama de gás, laser, feixes elétricos, entre outros. Existem diferentes tipos de soldagem como soldagem a laser, corte a laser, soldagem por fricção, soldagem MIG, MAG, por plasma, aluminotermia, a arca submersa e soldagem a arco com arame tubular. Entre estes tipos, o método de soldagem TIG é considerado como um dos tipos mais difíceis de aprender e dominar.
Agora vamos descrever alguns dos processos mais utilizados nas indústrias.
A soldagem TIG
É considerada o tipo mais flexível de solda, uma vez que pode misturar todos os metais convencionais, como carbono e aços de baixaliga, aços inoxidáveis, ligas de níquel, alumínio, magnésio, titânio, cobalto e ligas de cobre. O calor para o processo de soldagem é gerado utilizando-se a corrente elétrica. Este tipo de solda tem muitas vantagens, como sua alta amperagem, que permite a soldagem de metais com grande espessura. Outras vantagens incluem questões relacionadas à pureza de metais e à limpeza.
Não é uma tarefa fácildominar a soldagem TIG. Geralmente todos os outros métodos de soldagem permitem ao soldador o manuseio mais livre d o equipamento de solda. Contudo esse método requer intensa atenção e foco, pois o processo envolve grande quantidade de concentração, por isso muitos soldadores utilizam ambas as mãos para gerir a área de soldagem. Além disso, para proteger a área de soldagem contra agentes contaminantesdo ar, a soldadura utiliza gases inertes como argônio. Devido a este processo, a solda tornasse bem mais segura, precisa e limpa.
O processo de soldagem TIG é normalmente utilizado na indústria automobilística e na indústria metalúrgica, no trabalho com os materiais acabados e ligas, usando o método de soldagem altamente resistente à corrosão e fissuras, mesmo durante um longo período de tempo.Como todos os outros tipos de solda, a solda TIG também se torna mais fácil com a prática. Para um iniciante, é sugerido que ele pratique o método de soldagem com sucata antes de tentar qualquer projeto real. Este tipo de solda é altamente sofisticado e é geralmente mais caros do que outros métodos de solda. No entanto, o alto preço vale a pena considerando que o produto final bem acabado traz...
tracking img