Relacoes sociais e servico social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maior reserva indígena
O recorde é da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, que está situada a noroeste de Roraima
13/05/2008
12504 Acessos
Link:
ImprimirA Reserva Indígena Raposa Serra do Sol entra para o RankBrasil com uma extensão territorial de 1,67 milhões de hectares e uma população estimada em 19 milíndios, divididos em mais de 160 aldeias.
A reserva está situada a noroeste do estado de Roraima e faz fronteira com a Guiana e a Venezuela
As terras da reservarecordista são divididas em imensas planícies, semelhantes à região de cerrado, e cadeias de montanhas, que vão até a fronteira do Brasil com a Venezuela. Osíndios que habitam na região são na maioria da etnia macuxi, mas ainda existem grupos menores como os uapixanas, ingaricós, taurepangs e outros.
A principal fonte desustento das comunidades da reserva é a agricultura, mas a pecuária e a piscicultura também são atividades desenvolvidas e importantes para os índios.
Em 2005,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, dando a posse das terras aos índios, mas a área tem sido objeto de polêmicas e disputas. Algunsprodutores rurais da região, moradores não indígenas, reivindicam que pequenas partes da reserva sejam destinadas à agricultura.

Roraima possui diversas terrasindígenas, que correspondem a quase metade da extensão territorial total do estado, com uma população estimada em 40 mil índios.

Maiores populações indígenas
1ª -Raposa Serra do Sol (RR): 19.000
2ª - Ianomâmi (AM e RR): 15.700
3ª - Alto Rio Negro (AM): 15.600
4ª - Évare (AM): 13.000
5ª - Manaus (AM): 12.500
tracking img