Relacionamento Interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1814 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO NO CURSO DE RECICLAGEM

O convívio das pessoas nas vias públicas envolve uma série de fatores, que quando não observados podem levar a ocorrência de situações indesejáveis. A falta de relacionamentos adequados torna o trânsito violento e propenso a acidentes.
O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos e indivíduos de uma sociedade. Paradisciplinar os relacionamentos desses diversos grupos existem as normas de circulação e conduta que tem por objetivo “assegurar a integridade de seus participantes, onde cada um deve alcançar sua meta sem sofrer dano”.
Por isso, devem-se construir melhores relacionamentos a cada dia no trânsito e entender que neste espaço público ninguém esta sozinho e as leis não foram feitas apenas para os outrose sim para todos.

O INDIVÍDUO NO TRÂNSITO
Cada pessoa é um ser único, diferente de todos os outros. A individualidade é formada a partir da interação entre:
Características herdadas;
Características adquiridas.
Devido essas diferenças as pessoas podem apresentar diferentes reações diante da mesma situação, tais como: Pacíficos ou agressivos, calmos ou agitados. Cada pessoa vê, sente,interpreta e se adapta aos acontecimentos do dia-a-dia de maneira diferente.
Mas, o que é comportamento?
É um conjunto de ações de um indivíduo, ou de um grupo de indivíduos, nas diversas situações da vida.
Esse comportamento é formado por:
Fatores internos também chamados de fatores psicológicos, caracterizam a individualidade de cada ser humano, é o que vem de dentro.
Fatores externos sãoinfluências que o meio físico e social exercem sobre o indivíduo (estímulos).
Esses comportamentos são fundamentais para que esse indivíduo conviva com esse grupo social chamado “trânsito”, pois, o condutor, o pedestre, o passageiro, o ciclista e os demais usuários do trânsito precisam de um bom relacionamento.

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO
Indivíduo: pessoaconsiderada quanto as suas características particulares, físicas e psíquicas.
Grupos sociais: conjuntos unidos por indivíduos com interesses, objetivos ou características comuns.
Sociedade: conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e espaço, seguindo normas comuns e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo.
Cidadania: qualidade ou estado de indivíduos no gozo dos direitoscivis e políticos. Exercício regular dos deveres e a exigência dos direitos, de acordo com a lei e a ética.
Ética: conjunto de formas de conduta, para serem utilizadas nos relacionamentos com outras pessoas, consideradas válidas por uma determinada sociedade.
Moral: conjunto de valores de determinado indivíduo, geralmente semelhantes aos dos demais membros.
Sentimento: disposição afetiva emrelação às coisas de ordem moral ou intelectual.

Quais os sentimentos ideais?
- Sentimentos indesejáveis:
Egoísmo;
Pressa;
Raiva;
Ódio;
Preconceito;
Arrogância.
- Sentimentos desejáveis:
Calma;
Tolerância;
Perdão;
Respeito;
Responsabilidade;
Participação.

Solidariedade pode ser definida como:
Laço ou vínculo recíproco entre pessoas;
Adesão ouapoio a princípio;
Sentido moral que vincula o indivíduo, a vida, aos interesses e as responsabilidades de um grupo social, nação ou da própria humanidade;
Relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada elemento se sinta na obrigação moral de apoiar os outros.

RELACIONAMENTO
É a capacidade de conviver ou comunicar-se com os semelhantes. Ligaçãoafetiva, profissional. O relacionamento interpessoal é o resultado do conjunto de interações entre pessoas vinculadas de alguma forma por questões de convívio ou de ordem ambiental.

Relacionamento Interpessoal
O homem não consegue produzir todas as coisas que consome. Para conseguí-las precisa produzir bens ou serviços úteis e desejáveis para a coletividade, que depois trocará pelo que quer ou...
tracking img