Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA em Gestão de Pessoas
Comportamento Organizacional
Profa:Lisnéia Aparecida Rampazzo

A administração funciona melhor quando é algo que se faz com as pessoas e não para elas Kenneth H. Branchard

1 INTRODUÇÃO
As organizações devem ser pensadas de acordo com o contexto e época em que se inserem. Quando falamos no contexto atual econômico e social, uma situação que se apresenta de formapredominantemente como causa e conseqüências são as constantes mudanças aceleradas. Vivemos uma torrente de mudanças nos vários campos do social e do humano sem nenhum precedente na história. A palavra chave que define este atual momento é “complexidade”. Todas essas mudanças são decorrentes do rápido desenvolvimento econômico das ultimas décadas, em especial no mundo ocidental Para Chiavenato(1996, p.176):
A nova economia é a economia da informação e do saber. Desta forma a Administração de Recursos Humanos não pode ficar à distância de todo esse fenômeno. Aliás, ela deve participar intensamente da preparação das pessoas e das empresas para esse futuro que está cada vez mais próximo.

Uma maneira de entender a essa necessidade de renovação constante é colocando a organização como olugar de desenvolvimento pessoal. É preciso mobilizar as pessoas de forma total. Ser flexível não é mais condição de sobrevivência no trabalho, mas condição de vida. Nessa busca alucinada, as empresas acabam investindo em qualquer método, receita, guru, treinamento ou prática que lhes possa assegurar uma promessa de tornar flexíveis o seu quadro funcional. Semanas na selva, guerrilhas, cristais,florais, astrologia, numerologia, neurolingüística, filosofia etc. Deve-se ter o cuidado a essa irracionalidade quase insana. Nos dias de hoje, a vantagem competitiva da empresa não é mais a tecnologia, pois as demais concorrentes dispõem de acesso a mesma tecnologia e, conseqüentemente, podem copiar equipamentos e processos. As Organizações que acreditam que a grande vantagem competitiva é atuar emmercados locais protegidos ou regulamentados descobrem que nenhum mercado pode ser completamente protegido da competição internacional (WAGNER III; HOLLENBECK, 1999). Nesse sentido, muitos estudiosos consideram que o capital humano que compõem a empresa é a primeira fonte de vantagem competitiva sustentável. Quando você trabalha com as melhores pessoas e é capaz de mantém-las, está um passo afrente de qualquer concorrente. Para Wagner III e Hollenbeck (1999, p.5) “Se a sua companhia também dispõe de Know-How para administrar corretamente seus colaboradores, ela tem uma margem competitiva que pode ser sustentada e até fortalecida ao longo do tempo”. Portanto, o conhecimento é necessário para uma boa administração de recursos humanos. Falta de motivação, baixo desempenho, dentre outrosproblemas pode ser obtido no estudo do comportamento organizacional. Aprender a gerenciar o seu capital humano, é uma das grandes vantagens competitivas de uma empresa contemporânea.

Profª Lisnéia Aparecida Rampazzo

2

MBA em Gestão de Pessoas
Comportamento Organizacional
No entanto, acompanhar o comportamento organizacional deve ir além da serialização e classificação das pessoas cominstrumentos como testes, inventários de avaliação, descrições de cargo, análise de desempenho etc. Essas práticas acabam reduzindo a individualidade das pessoas e não oportunizam o bom desenvolvimento pessoal e profissional. O olhar profissional deve ir além destas técnicas. Poder, conflitos e qualidade de vida devem ser pontos importantes a serem trabalhados quando se fala em comportamentoorganizacional. Um dos aspectos fundamentais que revelam uma boa administração de pessoas são as habilidades de ouvir, de estabelecer metas e desenvolver talentos. Conhecer o funcionário é fundamental. Para que a gerência desenvolva estilos adequados de liderança, em relação a seus funcionários, primeiramente precisa, conhecê-los, diagnosticando suas potencialidades e nível motivacional. Cada funcionário é...
tracking img