Reinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Cinco reinos dos seres vivos.
A primeira classificação dos seres vivos, apoiada por Lineu, considerou a existência de dois reinos - o Reino Animália e o Reino Plantae.
No Reino Animália incluiram-se os seres vivos não fotossintéticos, com locomoção e com ingestão; No Reino Plantae incluiram-seos seres vivos fotossintéticos, sem locomoção e sem ingestão.
Esta classificação tornou-seinsuficiente com a descoberta de seres vivos fotossintéticos e com capacidade de locomoção.
No passado, todas as coisas vivas compunham duas categorias, a saber, as plantas e os animais. Organismos que permaneceram estacionários foram categorizados de acordo com as plantas. Pelo contrário, os animais englobaram todos os seres vivos que tinha a habilidade de se mover.
Em um devido tempo, os cientistasdescobriram mais organismos vivos que não puderam ser incluídos nas plantas nem nos animais. Esta foi a forma como o sistema de Lineu de classificação taxonômica originou. Vamos discutir em breve a cada um dos cinco reinos dos seres vivos.
Reino Monera
O reino Monera compreende bactérias e cianobactérias.
As bactérias e as cianobactérias são seres unicelulares, embora várias espécies seapresentem como colônias, formadas por agrupamentos celulares.
Além da unicelularidade, os seres pertencentes ao Reino Monera possuem a propriedade de serem procariontes, ou seja, suas células não possuem membrana nuclear, a ausência dessa membrana resulta na difusão do material genético no citoplasma.
Os seres vivos incluídos no reino Monera são unicelulares procariontes (organismos que não possuemnúcleos ligados à membrana). Os membros deste reino são as bactérias, cianobactérias ou algas verde-azuladas (BGA) e espiroquetas.
Alguns membros do mesmo organismo, se juntam para formar cadeias. Cianobactérias é um tipo de organismo, que é intermediária entre algas (que possui clorofila) e bactérias (é um procarionte). Seu modo de nutrição é por absorção de alimentos através da parede celular.Reino Protista
Este reino é formado por seres dos mais diversos tipos: unicelulares, pluricelulares e coloniais, sendo conhecidas dezenas de milhares de espécies.
Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear).
A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão por fagocitose ou pinocitose. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados(fragmentação e bipartição). Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários. Alguns biólogos incluem os mixomicetos nesse grupo pelas suas características amebóides (são unicelulares e não possuem forma fixa).
As algas pluricelulares não apresentam tecidos ou órgãos bem definidos. Esse caráter de simplicidade fez com que esses seres vivos fossem classificados como protitas.
Ogrupo das algas possui grande diversidade, diferentes colorações, formas e tamanhos. A tendência atual é dividir esse grupo em filos.
O reino Protista inclui os organismos unicelulares eucariontes, que contém organelas ligadas à membrana. Ela inclui os organismos que não são nem plantas nem animais. Em termos simples, os seres vivos classificados Protista são incomuns e diversas formas, que nãopodem ser agrupados em nenhum dos quatro restantes reinos.
Por exemplo, os organismos mais simples da Terra, ameba (um protozoário) e algas marinhas gigantes (uma alga) pertencem a este reino. Os membros do reino Protista obtêm nutrição por absorção, ingestão e fotossíntese.

Reino Fungi
Os fungos constituem um grupo de seres multicelulares, eucariontes, organismos não-móveis que formam hifas emicélio. Membros pertencentes a este reino faltam clorofila, portanto, eles são diferenciados das plantas.
O tipo de organismos classificados como fungos incluem bolores, leveduras, sujeiras e cogumelos. Seu tamanho pode variar desde pequenas leveduras microscópicas de cogumelos.
Fungos derivam seus nutrientes por absorção de mortos e em decomposição de materiais orgânicos.
Reino Plantae...
tracking img